docunento de araxá

466 palavras 2 páginas
DOCUMENTO DE ARAXÁS
O documento de Araxá foi composto durante o I Seminário de Teorização do Serviço Social em Minas Gerais (Araxá)de 19 a 26 de março de 1967, foi um marco na renovação do serviço social e posteriormente publicado pela CBISS contou a participação 38 Assistentes sociais docentes e não- docentes promovido pelo centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais (CBISS).
O documento resultou das reflexões e questionamento dos assistente sociais tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. Os movimentos que surgiram dentro da própria atuação do serviço prestado, partiram de profissionais inconformados com o resultado apresentado à sociedade,haja vista que o serviço social favorecia a classe dominadora e mantinha o proletariado sobe a continuada alienação.
O Serviço Social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes. de estruturais sociais inadequadas. Compreendendo que este tipo de ação tem dimensões corretivas e promocionais, ressaltando que promover é capacitar. É da perspectiva da globalidade que flui a reflexão que em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis o micro e o macro. No micro é essencialmente operacional, o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infra-estrutura social. O documento entende-se a estrutura social como assistência básicas, programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais. Algo significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes sociais não sejam mais meros executores das políticas sociais, sejam capazes, sobretudo de formulá-las e geri-las.
Recorrendo a análise de Netto sobre o documento elaborado em Araxá é possível perceber que, não há, nesta perspectiva, nenhum tipo de questionamento sobre a realidade sociopolítica da

Relacionados

  • docunento de araxá
    466 palavras | 2 páginas
  • Docunento de araxá e teresópolis
    7309 palavras | 30 páginas