Docunento de araxá e teresópolis

7309 palavras 30 páginas
Capítulo I- O SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS 1.1 Contextualização do Serviço Social

A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos, portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é, a história dos processos econômicos e das classes sociais.
No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social". (WWW.cress-sc.org.br/servicosocial/dia)
Como consequência da expansão das práticas de assistência social ocorrida no ano de 1936, ainda marcadas pelo assistencialismo e de caráter fortemente religioso, foi criada a Escola de Serviço Social de São Paulo, primeira no Brasil. O curso tinha caráter de formação técnica e recebia, ainda, forte influência do pensamento neotomista, então predominante nos meios cristãos e que embasou as primeiras escolas da área. Era a concepção do homem como ser livre, inteligente e social, com direito de encontrar na sociedade os meios necessários à sua sobrevivência e pleno desenvolvimento como pessoa humana. (Junqueira in Vicini, op. Cit.: 30-31)
Em 1938 nasce o Conselho Nacional de Serviço Social, tendo por função, como órgão coordenador, estudar, em todos os seus aspectos, os problemas de assistência e do serviço social e, como órgão consultivo e cooperador, assistir os poderes públicos e entidades privadas, em tudo quanto se relacione ao assunto. (DECRETO-LEI N. 5697 DE

Relacionados