Documento

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
3 - TIPOS DE VÁLVULAS DE CONTROLE
3.1 - INTRODUÇÃO
Uma válvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais o corpo e o atuador.O corpo e a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menorpassagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo. O conjunto do corpodivide-se basicamente nos seguintes subconjuntos:a) corpo propriamentedito;b) internos;q) castelo, ed) flange inferior.Nem todos os tipos de válvulas possuem obrigatoriamente o seu conjunto do corpo formado portodos os subcomponentes acima mencionados. Em algum tipo de válvulas, corpo e casteloformam uma só peça denominada apenas corpo; em outros nem existe o flange inferior.Porém, vamos por ora desconsiderar tais particularidades, optando por um conceito maisglobal,para posteriormente irmos restringindo-o à medida em que formos analisando cada tipo

1 - INTRODUÇÃO
Apesar de nem sempre receber a devida atenção, a escolha do elemento final de controle mais válvula de controle.Sendo o conjunto do corpo, a parte da válvula que entra em contato direto com fluido, devesatisfazer os requisitos de pressão, temperatura e corrosão do fluido. Trata-se portanto de umvasode pressão e como tal deve ser considerado.

Globo (Gaiola): a gaiola é o principal componente deste tipo de válvula, sendo utilizada praticamente apenas nas válvulas de controle automáticas. Ela é uma bucha cilíndrica podendo ou não ter aberturas especificamente caracterizada para o escoamento do fluxo. O perfil formado entre estas aberturas e o curso do obturador define a característica devazão e o CV nominal da válvula.
Uma outra função para a gaiola é apertar o anel sede contra o corpo da válvula, através do aperto recebido pelos estojos e porcas existentes entre o corpo e o castelo, sendo que aquele anel não é rosqueado ao corpo como ocorre em outros tipos de válvulas. São fabricadas em bitolas até 16” nas classes 150 a 2500. São bidirecionais quanto ao sentido de fluxo, poispodem ser balanceadas ou não balanceadas, depende da aplicação e tipo de fluido. Na versão balanceada pode ser utilizado um atuador menor.
5.1.6 - Obturadores com Disco ou O-Ring
São usados em distribuição de gás dentro de uma indústria. São feitos, os discos, com borracha, Neoprene, Buna N, Silastic, Teflon, Kel F, Viton ou outro componente elástico e é fornecido com corpo de sede simples ou dupla,para controle proporcional ou tudo ou nada. Estes tipos de obturadores não são adequados para quedas de pressões superiores a 150 psi e a borracha, Neoprene e Buna N, não são recomendados para temperatura acima de 65ºC. Silastic, Teflon ou Kel-F, podem ser usados satisfatoriamente para temperatura tão altas quanto 200ºC. O Teflon e o Kel-F são resistentes à toda as corrosões químicas. EstesObturadores possibilitam absoluta estanqüeidade do miolo da válvula.
5.2 - OBTURADORES TIPO GAIOLA
Os obturadores tipo gaiola, teve seu início de utilização por volta de 1940 em aplicações de alta pressão como no caso de produção de óleo e gás, alimentação de água de caldeira, etc... Estando nos internos a única diferença entre as válvulas globo convencional e gaiola, o perfeito tipo de guia doobturador, em conjunto com a possibilidade de balanceamento das forças do fluído agindo sobre o obturador e uma distribuição uniforme do fluxo ao redor do obturador por meio do sistema de janelas, resulta nas 4 principais vantagens deste tipo de obturador:
1 Estabilidade de controle em qualquer pressão; 2 Redução do esforço lateral e atrito; 3 Possibilidade de estanqüeidade de grandes vazões à altaspressões com atuadores normais; 4 Maior vida útil do chanfro da sede.
O desenho de gaiola caracterizada reduz a erosão separando as área de assentamento e de restrição ou controle fazendo assim com que a sede não esteja numa zona de alta velocidade do fluído. Princípio de funcionamento da ação de controle (modulação e vedação ) dos internos tipo gaiola :
A- Sede Simples
B- Balanceada
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!