ATIVIDADES DE EXTENS O NA FORMA O DO PROFESSOR DE QU MICA

1832 palavras 8 páginas
ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
RESUMO
O artigo apresenta o resultado da pesquisa participante e qualitativa que trata o desenvolvimento do projeto de extensão como recurso didático para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na formação de professores de química, ou seja, a participação de acadêmicos de licenciatura em projetos de extensão na formação do professor. Esta pesquisa tinha como objetivo investigar a construção do conhecimento através do envolvimento dos acadêmicos em projeto de extensão e assim verificar a sua contribuição na formação docente. Foi uma pesquisa desenvolvida em comunidades do entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), nos campus Macapá-AP e Santana-AP. Foram sujeitos dois acadêmicos do curso de licenciatura em química. Durante a realização da pesquisa houve a necessidade de estudos característicos que abordavam o desenvolvimento dos processos físico-químicos e microbiológicos os quais abrangiam conhecimentos da ciência química nos diversos níveis, o que propiciou a fixação dos conteúdos específicos que são estudados na formação de licenciados em química o que promoveu a relação entre os fatores envolvidos na pesquisa, no caso os moradores das comunidades do entorno do IFAP.
PALAVRA CHAVE: extensão, formação, educação, ensino, aprendizagem

INTRODUÇÃO
MESSIAS (2011) afirma que a educação brasileira desde seu início com a chegada dos jesuítas até os dias atuais sofreu muitas mudanças, onde o ensino já apresentou métodos tradicionais em que o professor era a figura mais importante de ensino, e em outros momentos formas didáticas em que o educador era visto como um mediador que apresentava uma proposta temática e sua função seria de instruir seu aluno para que ele conseguisse obter um desenvolvimento crítico, social, político e cientifico.
No que tange ao desenvolvimento cientifico, as universidades e institutos de educação superior com graduação em licenciatura

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas