Do Capitalismo Originário ao Atrasado

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Relações Econômicas Internacionais
Processo de Industrialização: Do Capitalismo Originário ao Atrasado
O potencializador da Revolução Industrial foi a tecnologia do ciclo ferroviário. Ou seja,carvão, ferro e máquina a vapor. Essa era uma tecnologia simples, por esse motivo os países atrasados puderam incorporá-la. Isso ocorreu devido ao desenvolvimento manufatureiro que havia capacitadoaquela camada de trabalhadores especializados para assimilar as técnicas inglesas. A simplicidade destas permitia sua difusão da Inglaterra por meio de trabalhadores que emigravam.
No início a tecnologiaera incorporada pela importação de máquinas, devido ao desenvolvimento industrial, estas puderam ser fabricadas nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, que eram capazes de absorver a tecnologiamais avançada da época. Esta é a dimensão do capitalismo concorrencial, a impossibilidade do controle monopólico da tecnologia, o que explica os países atrasados estarem tão próximos da Inglaterratecnologicamente.
O movimento de inversões da industrialização implicou verdadeira revolução, pois ao fim do processo de industrialização a estrutura econômica dos Estados Unidos, França, e Alemanha eraqualitativamente semelhante àquela da Inglaterra.
A centralização de capitais necessária aos investimentos não oferecia obstáculos ao surgimento de novos capitais individuais. Assim, nãoestabeleciam barreiras insuperáveis aos países atrasados, os quais puderam então interiorizar os principais ramos da indústria, reproduzindo a estrutura industrial vigente na Inglaterra. Dessa forma, aconcorrência entre capitais podia ser levada também ao plano internacional.
Tanto o livre-câmbio, quanto a redução das tarifas alfandegárias foram adotadas como medidas no processo de industrialização sem quea concorrência inglesa sufocasse o surto de desenvolvimento dos capitais industriais nacionais.
Em síntese, a capacidade das nações atrasadas de incorporar setores de produção, pois as importações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha:Processo de industrialização. do capitalismo originário ao atrasado. Capitulo 5
  • Capitalismo atrasado
  • O Capitalismo originário
  • Processo De Industrializa O Do Capitalismo Origin Rio Ao Atrasado
  • As formas primitivas do capital e as condições históricas que levaram a inglaterra a ser a sede do capitalismo...
  • revolta dos atrasados
  • Quando deus está atrasado
  • Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!