Diário de Nietziche

308 palavras 2 páginas
NITCHEZE

O referido filosofo pertence à contemporaneidade, sua pretensão era reformular a filosofia existente, tanto é que ele se considerava uma dinamite, que pretendia explodir tudo para reconstruir de forma diferente.
A sua formar de filosofar era assistemática, ao contrario dos seus antecessores, ele escrevia através de aforismos que são pequenas máximas, seus textos eram, portanto, irônicos e provocativos.
Ele produz dois conceitos que expressam sua forma de filosofar, são eles o Dionisíaco, que é uma referência a Deus Dionísio que é considerado o Deus das festas, e através deste conceito ele se refere à alegria, e o conceito Apolíneo que se refere ao Deus Apolo, conhecido também como racional e era justamente este significado que ele queria transmitir com este conceito.
Sua forma de filosofar era vitalista, pois ele valorizava o impulso vital em detrimento da racionalidade, com isto ele lança as sementes do pensamento existencialista.
A sua formação era cristã devido aos seus pais serem pastores, entretanto, com o passar do empo ele começou a ver o Cristiano de outra forma, e começou a critica-lo, ele lançou alguns conceitos como o ibrermenshe, ville zu marcht, que demonstravam sua visão de homem, que para ele era um super homem que possui uma vontade, uma potência, capaz de criar a transvaloração de todos os valores preexistente, como por exemplo, quando ele trata da moral do rebanho que é contrária a moral do senhor, que é quem manda em si próprio.
Ele vê a vida como algo continuo, diferentemente do homem que para ele deve estar sempre se renovando, ele menciona isso em um dos seus mais célebre livro “Assim falou Zaratustra”.

CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BRASÍLIA IESB

DIREITO

ALINE NUNES DA VEIGA

DIÁRIO DE CLASSE

BRASÍLIA
2013

Relacionados