Diversos

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Coimbra
Um distrito relativamente homogéneo, que vai da costa de Mira e da Figueira da Foz até ao interior beirão de Tábua, Lousã e Arganil. Do litoral vem o marisco e peixe fresco, de que aquiainda se confeccionam pratos tradicionais das gentes do mar, que se mantêm: a feijoada de búzios e os estufados de peixe.
Também o arroz de peixe e o arroz de polvo, ou o arroz à marinheiro: com polvo,lulas e búzios. O bacalhau também é muito popular, desde o arroz de bacalhau, passando por vários pratos confeccionados com línguas de bacalhau, até ao famoso bacalhau à lagareiro.
Do rio Mondego, anorte e do Zêzere, a sul, vem algum peixe miúdo, as enguias e o achigã, e, na época, não falta a lampreia
Nas carnes, o porco é muito utilizado, com alguns enchidos à mistura, e mesmo o javaliaparece muito à mesa.
No vale do Mondego que vai até à Figueira da Foz, na zona de Tentúgal e Montemor-o-Velho, a carne de pato é muito apreciada, no arroz de forno, assado no forno ou de cabidela.

Osqueijos da Serra e de Penela dominam nas sobremesas, a par da doçaria conventual de Coimbra e da pastelaria tradicional de Tentúgal, obrigatória.
O vinho é da região da Bairrada, que se estende atéaqui, entre produtores particulares e Adegas Cooperativas, de que são bom exemplo as de Cantanhede e Souselas.

Viseu
Um distrito entalado entre o rio Douro a norte, o rio Mondego a sul.
Dos riosvem a truta e o achigã mas o bacalhau, cozido com grão, assado na brasa com batata a murro.
Num distrito com invernos rigorosos, as sopas não podem faltar, com legumes fartos, feijão e batata, maisa carne de porco. E da carne do porco fazem-se enchidos deliciosos: o chouriço, o chouriço de bofes, a farinheira e a morcela da Beira, única no país, e que entra na feijoada, no cozido e nos rojões,ou é servida sozinha, frita às rodelas, com batatas salteadas e grelos.

O cabrito do monte, grelhado na brasa mas principalmente assado no forno.

O requeijão e o queijo da Serra aparecem já....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!