Diversos - carnezinho

3827 palavras 16 páginas
MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS GRÁFICAS DO SUL DE MINAS GERAIS

Alexandre Miranda.
Bacharel em administração de Empresas pela Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas
E-mail: mmdesigneram@hotmail.com

RESUMO
A evolução do Marketing de Relacionamento, sua definição, conceito, ferramentas utilizadas, vantagens competitivas e benefícios de implantação. Utilizou-se à metodologia com base em estudo bibliográfico, pesquisa com base em experiências profissionais, para que houvesse uma melhor mensuração dos processos internos de atendimento e relacionamento com cliente. Ao final foi apresentado as ferramentas de relacionamento e a mensuração de seus benefícios.

ABSTRACT
The evolution of Relationship Marketing, its definition, concept, tools, competitive advantages and the benefits of its implementation.
The methodology included a review of the literature, and analyses based on professional experiences, for a better evaluation of the internal processes of customer service and relationship with the client.
Finally, a diagnosis was presented to relationship tools and the measurement of their benefits.

PALAVRAS-CHAVE
Marketing de relacionamento, fidelização e CRM (customer relationship management) gerenciamento do relacionamento com o cliente.

KEY WORDS
Key words: Relationship marketing; Curricular training; Customer service

INTRODUÇÃO

As empresas estão sujeitas a uma enorme pressão por parte da concorrência, a pressão para baixar os preços, lançar melhores produtos, reforçar percepções sobre as soluções atuais e sobre a própria empresa. A criação e manutenção de relações duradouras e rentáveis com os clientes é o principal objetivo das empresas que sobrevivem no mercado competitivo de hoje. Por este motivo a necessidade de conhecer estas características, atitudes, mudanças de comportamento, podem ser de fundamental valia para as empresas.

Neste contexto, a

Relacionados

  • Casas bahia
    1532 palavras | 7 páginas
  • Seres Vivos
    11720 palavras | 47 páginas
  • Fidelização mulheres de classe c
    78211 palavras | 313 páginas
  • Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação
    97065 palavras | 389 páginas