diversidade e unidade biologica

Páginas: 8 (1800 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
Escola Secundária Emídio Garcia
Curso: Técnico Auxiliar de Saúde
Disciplina: Biologia
Carolina Maltez

M1 – Diversidade e Unidade Biológica









Índice




















Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a Diversidade e Unidade Biológica que é referente às células e ás biomoléculas.
Sobre a Biosfera vou falar dos níveis de organizaçãobiológica; da importância das conservações da espécie e causas da extinção; e dos factores abióticos e bióticos.
Por fim, sobre a organização celular e tipos de células vou falar da estrutura da célula; e das Biomoléculas diferenciando cada uma delas. (Água, Sais Minerais, Glícidos, Prótidos, Lípidos e Ácidos Nucleicos).



















Biosfera
Biosfera é o conjunto de todosos ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
As condições ambientais também variam. Assim, a selecção natural actua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região.Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, só sobrevivem seres adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. Já nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são factores directamente relacionados à vida.

 



 



Níveis deorganização biológica
Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.
Átomos e moléculas
Os átomos formam toda a matéria que existe. Eles unem-se por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexascomo proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. Como já vimos, a matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogénio, (O) Oxigénio e (N) Nitrogénio.
Organelos e Células
Os organelos estão presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida,sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.
Tecidos
Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelascélulas ósseas tem a função de sustentar o organismo.
Órgãos
Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.
Sistemas
Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto paraexercer uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestivo, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.
Organismo
A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.

População
Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesmaespécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.
Comunidade
O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É DIVERSIDADE BIOLÓGICA?
  • diversidade biológica
  • A diversidade biologica
  • Unidade na diversidade
  • convenção sobre diversidade biológica
  • Ameaças a diversidade biológica
  • Índice de diversidade biológica
  • Diversidade Biológica dos Protostomados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!