ditadura

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Governos Militares
O período em que o Brasil foi governado por um regime militar, também chamado de ditadura, foi um momento marcado pela obscuridade das forças armadas, que utilizaram de todo o poder que detinham, para evitar as oposições e a liberdade dos indivíduos. O então presidente João Goulart, que era acusado de tentar transformar o Brasil em um país comunista, não resistiu ao golpe dosmilitares. No período de 1964 a 1985, cinco generais sucederam-se na presidência da República: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Neste trabalho, vamos retratar o governo Costa e Silva, considerado um dos principais para o entendimento deste regime, pois durante o seu mandato, cresceram as manifestações públicas contra a ditadura militar, e porque ele foi o responsávelpela institucionalização do regime autoritário.

Governo Costa e Silva
Assumindo a presidência em março de 1967, Costa e Silva era conhecido pelas suas ideias radicais de direita enquanto Ministro da Guerra do governo anterior. Já havia feito parte do movimento tenentista em 1922, quando foi preso e anistiado, e dez anos mais tarde, em 1932, participou da Revolução Constitucionalista que aconteceuem São Paulo.
Na área econômica, o período foi de crescimento, sendo considerado o início do milagre econômico brasileiro, conciliando expansão industrial, facilidade de crédito, política salarial contencionista e controle da inflação em torno de 23% ao ano. No campo administrativo, o governo criou, em 1967, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e transformou o Serviço de Proteção aoÍndio (SPI) em Fundação Nacional do Índio (Funai). Foram criadas ainda a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM).
Ao longo de seu mandato, o general acenou com a possibilidade de retorno à normalidade institucional, ou seja, da volta da democracia. Mas o presidente justificou a permanência dos militares no poder e a gradual radicalização doregime como uma resposta diante do avanço das oposições. Foi durante seu governo que a Ditadura deu os primeiros passos para legitimar seu caráter repressivo.
Durante o governo Costa e Silva, cresceram no país manifestações públicas contra a ditadura militar. Apesar da repressão policial violenta, estudantes saíram às ruas, operários organizaram greves contra o arrocho salarial, políticos corajososfizeram discursos contra as imposições do governo, sacerdotes progressistas pregaram contra a fome do povo e a tortura de presos políticos. Havia três principais focos de oposição que incomodaram o governo:
A Frente Ampla
O primeiro foco de oposição era composto por políticos influentes. O presidente deposto, João Goulart (PTB), que se encontrava exilado no Uruguai, e o ex-presidente JuscelinoKubitschek (PSD) articularam o movimento de oposição, juntamente com adeptos políticos que haviam apoiado o golpe militar de 1964, mas que entraram em discordância com o governo diante dos rumos da política nacional. Entre esses políticos, estavam Magalhães Pinto, Adhemar de Barros e Carlos Lacerda. A Frente Ampla pressionou o governo reivindicando anistia, uma assembleia constituinte e eleiçõesdiretas para governador de estado e presidente da República. As lideranças políticas da Frente Ampla procuraram também obter o apoio popular articulando-se aos mais importantes sindicatos trabalhistas.
Os grupos e organizações de esquerda
O segundo foco de oposição ao regime militar era composto por vários grupos e organizações políticas de esquerda. Após o golpe militar de 1964, o Partido ComunistaBrasileiro (PCB) deu origem a vários outros grupos e organizações de esquerda. Esses grupos e organizações defendiam um projeto revolucionário socialista para o país em substituição ao sistema capitalista vigente.
Enquanto o PCB defendia o caminho pacífico para a implantação do socialismo no país (por meio de reformas estruturais), os grupos e organizações de esquerda dissidentes defendiam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura
  • DITADURA
  • ditadura
  • ditadura
  • A ditadura
  • Ditadura
  • Ditadura
  • Ditadura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!