Ditadura Mulitar

1431 palavras 6 páginas
DITADURA MILITAR ( 1964 – 1985)

Introdução: A Ditadura militar foi período político brasileiro em que os militares governaram o Brasil, esse período foi marcado pela falta de Democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura perseguição política e muita repressão.

O Golpe Militar:

O país estava vivendo uma crise, Jânio Quadros havia renunciado em 1961, o vice João Goulart assume o governo, este possui uma forte inclinação as organizações sociais e com tendências nacionalistas o que gera preocupação as classes sociais mais conservadoras como: empresários, banqueiros, classe média, militares e até a igreja católica.
Nesse momento o mundo vivia o auge da guerra fria, o que despertou nos Estados Unidos a preocupação de um golpe comunista no Brasil. O clima era de crise política e as tensões aumentavam mais e mais, então com ajuda americana nos dia 31 de marco a 01 de Abril de 1964 os militares tomam o poder, Jango deixa o país e se refugia no Uruguai. Isso ocorre pela força de armas não houve Impeachment.
A Constituição Federal de 1946 determina que era necessário convocar eleições em até 30 dias, porém arbitrariamente os militares ignoram a Constituição e baseados apenas em uma autoridade imposta pela força assumem o poder executivo como : Supremo Comando Revolucionário.
Empossados pelo poder criam o AI 1º em 09/04/1964, os chamados Atos Institucionais eram decretos que tinham força de lei e foram utilizados para legitimar e legalizar as “ Ações Políticas Militares”. Sem a imposição do Ato Institucional a Constituição de 1946 tornaria inexecutável o poder militar.

ATO INSTITUCIONAL Nº 1 Com o AI 1º fica claro que estamos em uma outra ordem, é instituído um novo poder. Assim o Supremo Comando Revolucionário determina baseado em decreto super poderes ao Executivo (Presidente da Republica) e também indica para terminar o mandado presidencial de João Goulart Castello Branco que dá continuidade aos atos institucionais em seu

Relacionados

  • Portugal e estado novo
    9777 palavras | 40 páginas
  • A relação teatro-educação na perspectiva contemporânea
    45597 palavras | 183 páginas