DITADURA MILITAR

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
C.E.M Jardim
Disciplina: História
Professora:
Série: 9° ano “A”
Alunas:.


Avaliação de História

1- Defina “Ditadura”.
2- Quanto tempo durou a ditadura militar no Brasil?
3- O que foram os Atos Institucionais e quais as suas consequências?
4- Todos sofreram com a ditadura? Explique.
5- O que foi a censura? Dê um exemplo da censura na cultura.
6- O que foram a o que faziam osgrupos de Guerrilha Armada? Cite o nome de um destes grupos.
7- Explique o que foi e como era feita a tortura.
8- Explique o que foram os grupos de extermínio. Cite um destes grupos.
9- Como acabou a ditadura no Brasil?
10- Explique o que foi e dê sua opinião sobre:
a) A Lei de Anistia.
b) A atual Comissão da Verdade.

Respostas:
1- Governos onde não há participação da população, ou que essaparticipação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
2- 1964-1985
3- Os Atos Institucionais foram decretos emitidos durante os anos após o golpe militar de 1964 no Brasil. Serviram como mecanismos de legitimação elegalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extra-constitucionais. Na verdade os Atos Institucionais eram um mecanismo para manter na legalidade o domínio dos militares. Sem este mecanismo, a constituição de 1946 tornaria impossível o regime militar, daí a necessidade de substituí-la por decretos mandados cumprir. Entre 1964 a 1969 foram decretados 17atos institucionais regulamentados por 104 atos complementares. O governo divulgou que seu objetivo era combater a "corrupção e a subversão".
4- Não, apenas os que eram contra o regime militar.
5- Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essacomunicação. Um exemplo é a liberdade artística. Por censura, basicamente, também se entende o exame a que são submetidos trabalhos artísticos ou informativos, com base em critérios morais ou políticos, para decidir sobre a conveniência de serem ou não liberados para apresentação ao público em geral. A censura foi uma das armas de que o regime militar se valeu para calar seus opositores e impedir quequalquer tipo de mensagem contrária a seus interesses fosse amplamente divulgada.
6- Guerrilha para alguns grupos, era a única maneira para tentar derrubar a ditadura, pois a imprensa estava censurada e as manifestaçoes, proibidas, as guerrilhas foram urbanas, através de grupos que tanto assaltavam bancos como sequestravam algumas figuras famosas, como o embaixador dos EUA. A guerrilha rural ocorreuna região do Araguaia, mas na época praticamente ninguém soube devido a forte censura, esta sim queria fazer uma revolução como em Cuba e na China.
7- Tortura era o meio mais empregado pelos militares e policiais para tentar arrancar informações sobre os grupos de resistência no brasil, algumas torturas resultavam em execuções.

8- Os grupos de extermínio que existiram durante a ditadura militarcomeçam a se formar um pouco antes dos anos 50. Eram organizações de policiais que se formaram de uma maneira quase que espontânea. Os chamados "homens de ouro" foram os primeiros, e se formaram justamente em cima dessa questão: de acabar com a criminalidade. Depois vêm a dar origem aos chamados grupos de extermínio, que foram muito favorecidos pela própria ditadura militar e chamados de"esquadrão da morte". Ou seja, instituem a pena de morte. E ao arrepio das leis vigentes, em cima de uma produção massiva de que se as leis não eram suficientes, eles fariam as leis com as próprias mãos. Isso tinha apoio de amplos segmentos da sociedade, já no final dos anos 50, e no início dos 70, e quando a ditadura militar acontece, muitos desses policiais são chamados a participar do aparato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura militar
  • Ditadura Militar
  • Ditadura Militar
  • ditadura militar
  • ditadura militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!