Ditado numérico e o Sistema de Numeração Necimal

297 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Matemática
Nº de aula: 3
PROFESSOR (A): Antonio Deígerson
PLANO DE AULA
1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Caracterizar o sistema de numeração decimal para que o aluno compreenda no seu dia – a – dia; Explorar a característica posicional da numeração escrita que possibilite ao aluno explicações e justificativas sobre o sistema de numeração decimal; Integra a habilidade de contagem com o significado do valor posicional na escrita numérica.
2 – PÚBLICO ALVO:
1º segmento: 2º e 3º ciclos
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Sistema de numeração decimal
4 – METODOLOGIA
1º momento: Apresentação da película ou vídeo “A importância dos números” seguida de conversa sobre o conteúdo para diagnosticar o conhecimento prévio dos educados;
2º momento: exposição de conceitos, exemplos e aplicação do sistema de numeração decimal, utilizando o ábaco e o material dourado. Nesse momento, com a ajuda dos materiais, os alunos perceberão o que é o valor posicional do sistema de numeração, poderão também visualizar a decomposição dos números.
3º momento: Atividade “Ditado com a calculadora” duplas, o professor organizar um repertório de números do sistema de numeração, os quais serão ditados aos alunos, que por sua vez, irão transcrever.
4º momento: socialização das aprendizagens dos alunos, momento o qual os alunos serão avaliados quanto às estratégias de escrita e leitura dos números.
5 - RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, material dourado, calculadora, folha A4, quadro, pincel, notebook e projetor multimídia.

6 – REFERÊNCIAS
BRASIL. Educação para Jovens e Adultos: ensino fundamental; Proposta curricular: 1º segmento. Brasília: MEC, 19999;
SOUSA, C. L. G. É bom aprender letramento e alfabetização lingüística e matemática: EJA: São Paulo: FTO, 2009.

Relacionados