Disturbios alimentares

Páginas: 19 (4651 palavras) Publicado: 13 de março de 2014
O que são Distúrbios Alimentares




São um conjunto de doenças psiquiátricas ligadas a factores biopsicossociais (biológicos, psicológicos, familiares e socioculturais) e que se reflectem na forma como as pessoas se alimentam e como vivenciam o seu corpo.
Existem várias doenças designadas por distúrbios alimentares, as mais conhecidas são a anorexia, a bulimia e a obesidade, que ireidesenvolver em seguida.





Existem outras menos conhecidas como:
Ortorexia (obsessão quanto aos padrões daquilo que come),
Permarexia (pessoa que está permanentemente de dieta sem aconselhamento do médico ou do nutricionista),
Potomania (consumo excessivo de água),
Vigorexia (exercício físico excessivo associado à preocupação obsessiva com o volume muscular).Tipo de Pessoas mais Vulnerável ao Aparecimento de Distúrbios Alimentares
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o período da adolescência que é entre 10 e 19 anos de idade é marcado pelo crescimento e desenvolvimento acelerado, fase da vida onde o estado nutricional indica o quão saudável está o individuo.
No início da adolescência, as transformações biológicas e as alterações napersonalidade ocorrem juntas e assim como o corpo vai adquirindo uma nova forma, modifica-se também a imagem mental, onde o adolescente passa a crer que sua imagem corporal está desproporcional à imagem. Devido à pressão dos mídia, á insatisfação corporal e ao desejo de um corpo perfeito, os adolescentes não se alimentam correctamente e passam a seguir dietas desapropriadas que causam alterações noseu organismo e aumentam o risco de apresentarem distúrbios alimentares. O sexo feminino representa 90% da população afectada e em países industrializados, onde a magreza é valorizada.
Em conclusão as pessoas mais vulneráveis são os adolescentes e principalmente as raparigas.



Distúrbios Alimentares mais Conhecidos e/ou Frequentes

Anorexia
Em que consiste / Como se caracteriza este tipode distúrbio

Caracteriza-se pela incapacidade em manter um peso "mínimo" corporal, bem como, pelo medo excessivo e irracional de ganhar peso. A anorexia nervosa, também simplesmente conhecida como anorexia, é um distúrbio alimentar que provoca no indivíduo tanto medo de ganhar peso e/ou gordura corporal que ele(a) limitará severamente a quantidade de comida que ingere. Por vezes, as pessoascom anorexia também fazem exercício em excesso, numa tentativa de queimar as calorias que ingeriram, para não ganharem peso. Mesmo quando se desgastam fisicamente, e os outros os acham doentiamente magros, os anorécticos ainda acham que os seus corpos são muito pesados e continuam a comer tão pouco quanto possível. Infelizmente, sem nutrientes suficientes para os alimentar, os órgãos internos de umanoréctico podem falhar, podendo daí resultar a morte.

 

Sinais da Anorexia
Raramente um anoréctico reconhece o seu distúrbio alimentar e procura ajuda, portanto cabe muitas vezes a familiares e amigos que suspeitam de anorexia procurar a ajuda de profissionais. Muitos dos sinais que indicam anorexia incluem:
● Contagem obsessiva de calorias;
● Saltar refeições;
● Brincar com a comida noprato em vez de comer;
● Esconder comida (num guardanapo, debaixo de uma travessa, etc.) para evitar comê-la;
● Mentir quanto a já ter comido, numa tentativa de evitar uma refeição;
● Ingerir apenas um determinado tipo de comida;
● Fazer exercício em excesso, particularmente depois de uma refeição, ou “para abrir o apetite”;
● Perda dramática de peso;
● Excessivo interesse em questõesrelacionadas com peso, imagem corporal e jejum;
● Vestir (para esconder o corpo) roupa larga ou disforme;
● Baixos níveis de energia;
● Doenças frequentes;
● Sono excessivo;
● Reduzido ou inexistente apetite sexual.
 
Causas mais prováveis

É impossível saber as causas da anorexia nervosa com rigor para toda a gente. Geralmente o que causa anorexia depende de pessoa para pessoa.
É fácil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distúrbios Alimentáres
  • disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares
  • distúrbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!