disturbios alimentares

Páginas: 9 (2079 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
O Que São Distúrbios Alimentares?


São Doenças Psiquiátricas que se caracterizam, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar.
Ocorrem principalmente nos países mais desenvolvidos e uma incidência menor nos países menos desenvolvidos. Afecta sobretudo as mulheres jovens.
As influências dos Distúrbios Alimentares podem ser psicológicas, biológicas, familiaresou sócio-culturais, sendo diferente consoante o período de desenvolvimento do jovem.
Sabe-se que não se deve a modas, mas sim, à pressão cultural para a magreza,a insatisfação com o peso, podem contribuir para a tomada da decisão de iniciar uma dieta.É pertinente referir que a dieta só por si não constituí uma condição suficiente para o desencandear de um Distúrbio Alimentar, mas é uma condiçãonecessária.
Dos vários Distúrbios Alimentares destacamos:
 - Anorexia Nervosa;
 - Bulimia Nervosa;
 - Ingestão Compulsiva;
 - Obesidade;
 - Anemia.


Anorexia Nervosa



A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos,fisiológicos e sociais. A anorexia nervosa afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres, mas também afecta alguns rapazes.
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, umadas maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Sintomas:

-Perca de 85% do peso corporal;
-Prática excessiva de actividades físicas.
-Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto anível físico como emocional.
-Paragem do Crescimento, má formação do esqueleto;
-Descalcificação dos dentes;
-Depressão profunda.
Bulimia Nervosa

Bulimia nervosa, as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e, depois,
utilizam métodos compensatórios, tais como vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercíciosextenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia não há perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade.


Sintomas:
-Ingestão compulsiva e exagerada dealimentos.
-Vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.
-Alimentação excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal.
-Depressão.
-Obsessão por exercícios físicos.
-Comer em segredo ou escondido dos outros.






Ingestão Compulsiva



O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada porepisódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o acto de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois acomida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais freqüentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.

Sintomas:
-Episódios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Distúrbios Alimentáres
  • disturbios alimentares
  • Disturbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares
  • distúrbios alimentares
  • disturbios alimentares
  • Distúrbios Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!