DISLOCOB Dispositivo Localizador de Objetos

3853 palavras 16 páginas
COLÉGIO CENECISTA FELIPE TIAGO GOMES - NH

ASSINATURAS

MANOELA SCHMITZ PEREIRA

NATHÁLIA KRAMATSCHKE ESKELSEN

Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes

DISLOCOB

Novo Hamburgo, setembro de 2014.

_______________________________________
Manoela Schmitz Pereira

_______________________________________
Nathália Kramatchke Esklesen

_______________________________________
Orientador: André Lau da Costa

RESUMO

O presente projeto é o desenvolvimento de uma pesquisa que tem como intenção desenvolver um dispositivo que facilite a localização de objetos que facilmente são perdidos como, carteiras, chaves, controles entre outros. Esta dificuldade é algo muito comum para os deficientes visuais, que não possuem controle da localização de certos objetos, sabendo disto, o projeto visa diminuir este contratempo. Ao utilizar o dispositivo, o usuário apertaria um botão correspondente ao objeto perdido, neste objeto estaria acoplado um buzzer (alarme), que seria ativado, facilitando ao usuário achar o item perdido.
Com a ajuda de um técnico em eletrônica o dispositivo foi desenvolvido, ele é composto por um simples controle de portão eletrônico e uma placa de circuito impresso. O controle contém basicamente os seguintes componentes: um encoder e um transmissor, já a placa de circuito impresso é composta pelo buzzer, um receptor, um rele, um jumper, um decodificador e um pushbutton. Esses componentes juntos emitem um sinal de rádio frequência para se comunicar e assim, permitir a identificação do objeto.

AGRADECIMENTOS

1. A empresa LigaSat por patrocinar o grupo a partir de seus equipamentos tecnológicos.
2. Ao nosso orientador, Prof. André Lau da Costa, por sua generosa contribuição para a realização desse projeto de pesquisa;

3. Ao técnico Luís Henrique Pohren, pelo auxilio na montagem do relatório;

4. Ao técnico Sandro Schmitz, pela total colaboração no

Relacionados