dislexia

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
















DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



CÁSSIA ABREU BEPE














2010

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD


Município: Sorocaba
Estado: São Paulo
Turma: 817
Pólo: Cursos Multicultura
Tutora: SabrinaRibeiro Leite
Semestre/Ano: 1º/2010

DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹

Cláudia de Cássia Abreu Bepe
Maria Célia Pereira de Góis


INTRODUÇÃO
A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se leu, apesar da inteligência normal, audição ou visão normal e de serem oriundas de lares adequados, isto é, que não passem privação de ordem doméstica ou cultural. Odistúrbio é hereditário, e que não é uma doença, com alterações genéticas apresentando ainda alterações neurológicas.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) cerca de 10 a 15% da população brasileira sofre com o distúrbio de aprendizagem. Por isso, os educadores devem ficar atentos com os alunos que tem dificuldade de aprendizagem.

___________________________
Artigo apresentado naDisciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.
A falta de conhecimento e informação dos profissionais causa ao disléxico falta de interesse pelos estudos, muitas vezes até evasão.
É frequente a dislexia ser confundida com outros problemas de adaptação escolar, principalmentecom os de atraso de desenvolvimento, de dificuldades iniciais
na aprendizagem da leitura e escrita, de problemas de ordem afetiva, problemas de deficiência mental ligeira, atraso de desenvolvimento e desmotivação para as tarefas escolares.
A avaliação diagnóstica consiste em submeter às crianças uma série de provas que reúnem todas as capacidades, habilidades e aptidões necessárias àaprendizagem.
O papel do educador é despertar no aluno o interesse pelo saber se isso não acontecer este aluno não desenvolve sua criatividade e capacidade para construir sua própria história de vida por isso é importante que o professor conheça o universo cultural de cada aluno.

1. DISLEXIA
É um distúrbio de linguagem, especialmente dos sons da fala, que prejudica a leitura e a escrita. As pessoasque têm, já nascem com ele (é genético). A dislexia geralmente aparece quando a criança está sendo alfabetizada. É causada por alterações nas áreas do cérebro responsáveis pelos sons da linguagem e do sistema que transforma o som em escrita. Crianças que demoram a falar ou que falam trocando os sons das letras podem ter dificuldade de alfabetização (de aprender a ler e escrever). Mas sem susto. Hátratamento eficiente. É só procurar um especialista.
A dislexia é uma dificuldade que se bem trabalhada pode ser superada e o disléxico terá uma vida normal com apenas uma dificuldade em determinada área. 
Portanto, dislexia refere-se à inabilidade ou dificuldades para o aprendizado da leitura escrita em razão de alguma causa desconhecida ou indeterminada.
Pode-se dizer que a IDA(Interanational Dyslexia Association), é a mãe de todas as associações que existe, pois é através dela que surgiram várias entidades para contribuir com os disléxicos que como a própria citou a dificuldade que estes tem. De acordo com a (ABD) Associação Brasileira de Dislexia, a definição vem do grego e do latim: DIS, de distúrbio, vem do latim, e LEXIA, do grego, significa linguagem. Ou seja, dislexia é umadisfunção neurológica que apresenta como consequência, dificuldades na leitura e escrita. A Fonoaudióloga Suely de Miranda Gomes, também especialista em voz, define a dislexia como dificuldade especifica em voz, define dislexia como dificuldade específica que afeta a aprendizagem da decodificação do sistema verbal escrito, classificando entre as patologias de linguagem, mais especificamente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dislexia
  • dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • A dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • DISLEXIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!