DISFUN O ER TIL INTRODU O

Páginas: 15 (3678 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
1. INTRODUÇÃO

A Disfunção Erétil (DE), vulgarmente chamada de impotência, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de se obter e/ou manter, de maneira constante, uma ereção peniana adequada e suficiente para a atividade sexual satisfatória. Afeta milhões de homens no mundo inteiro em diversas idades. Na hora de se fazer o diagnóstico e escolher o melhor tratamento, os aspectos que serãolevados em consideração são: o grau da disfunção, circunstâncias, conflitos e ambiente psicossocial.
Como as causas da DE são variadas, os tratamentos utilizados vão desde o uso de comprimidos, injeções no pênis, implantes de próteses permanentes ou não; como também o uso da medicina alternativa, através do uso de chás e garrafadas e até mesmo produtos de origem animal como o benzoário. ADisfunção Sexual Feminina - DSF, pode ser de origens físicas ou psicológicas. A redução da libido está relacionada a diversos fatores, desde a forma de como a mulher foi educada para o sexo, até mesmo a falta de estímulos vinda do parceiro.
O assunto foi abordado através de pesquisas bibliográficas e entrevistas diretas e indiretas com envolvidos no tratamento desta doença; entre médicosclínicos e àqueles que trabalham com a medicina alternativa (raizeiros).
Compreende-se a importância de todo tipo de tratamento que possa devolver, seja ao homem ou a mulher o prazer em suas relações sexuais, algo que refletirá em todas as áreas de sua vida.


2. DEFINIÇÃO


Do ponto de vista de Giami; Nascimento; Russo; 2009:
A partir de meados do século XIX, a impotência masculina é definida comouma categoria médica e é tratada por médicos, urologistas e venereologistas, sob a forma de uma "perda da virilidade" e como causa de infertilidade masculina, e por psiquiatras sob a categoria geral de "neurastenia sexual". No início do século XX, a impotência sexual masculina interessou também aos psicanalistas, que propunham dois tipos de explicação: por um lado, uma concepção intrapsíquicabaseada na utilização de uma etiologia de trauma infantil e, por outro, a abertura psicossocial de Stekel, levando em conta as parceiras e normas sociais.
Os urologistas definem a disfunção erétil como: a incapacidade persistente de conseguir ou manter uma rigidez suficiente na ereção para ter uma relação sexual. O grau de disfunção erétil é variável e pode se situar entre uma redução parcial darigidez peniana ou da incapacidade em manter a ereção e uma falta completa de ereção. Esta definição é limitada à capacidade erétil do pênis e não inclui os problemas de libido, distúrbios da ejaculação ou do orgasmo (Krane et al., 1989 apud Giami; Nascimento; Russo, 2009).
O termo "impotência" é agora considerado como "pejorativo" e "inapropriado", na medida em que ele pode abranger a totalidade dociclo de resposta sexual do homem, enquanto que o termo "disfunção erétil" considera que o mecanismo de ereção é o único alvo de tratamento. A causa da impotência foi considerada principalmente psicogênica, enquanto a disfunção erétil é considerada, sobretudo orgânica. Portanto, a disfunção erétil se distingue da impotência por uma ênfase e uma focalização no campo da organicidade e por uma extensãoda prevalência da ocorrência em homens, incluindo as formas menos graves. (Giami; Nascimento; Russo, 2009).

2.1- Fatores

2.1.1 - Fatores Psicológicos

Ao contrário da crença popular, os fatores psicológicos não são a principal causa da Disfunção Erétil (DE). Acredita-se que estes sejam apenas 10% dos casos; visto que frequentemente começa devido a fatores físicos. Entre as causas de origempsicológica podemos citar:
Ansiedade;
Estresse;
Depressão;
Baixa autoestima;
Cansaço – fadiga;
Sentimento de culpa;
Ansiedade com relação ao desempenho, medo da perda de ereção ou de não satisfazer a parceira;
Preocupações com dinheiro, contas a pagar, desemprego, instabilidade no trabalho;
Discórdias, brigas, discussões com a parceira;
Qualquer outro incidente prévio de fracasso sexual.
2.1.2 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TIL
  • Ers
  • O til ~
  • Obra til
  • mito de er
  • Modelo Er
  • ER
  • Mito de er

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!