DISCUSSÃO ACERCA DO FILME MEDIANERAS

517 palavras 3 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Campus Betim – Instituto de Psicologia

DISCUSSÃO ACERCA DO O FILME MEDIANERAS
Cristiane Silva dos Santos

O Filme traz a história de de dois jovens, contada em paralelo. Bem humorado e irônico sim, mas o filme traz uma maravilhosa oportunidade de reflexão, do ponto de vista existencial humanista, quando nos remete à nossa própria realidade diante da efemeridade com que tratamos as diversas nuances da nossa vida no mundo moderno.
É interessante como a história das duas personagens se cruzam o tempo todo, em uma realidade que elas desconhecem. Ambas, cada uma à sua maneira, buscam por uma compensação ao vazio existencial vivenciado. Giovanetti (1999) afirma que a busca exagerada de distração e divertimento que invade a vida cotidiana é um fenômeno compensatório para esquecer os problemas. Isso fica explicitado no filme quando Martin se isola no apertamento com jogos, construção de sites na internet, relacionamentos “on line”; ou quando Mariana se projeta nas vitrines por ela construídas, e sente percebida pelos outros através do seu trabalho, mas que no fundo parece perceber a vida como um fenômeno sem sentido. Um dia após o outro, “querendo encontrar o Wally” mas se isolando do mundo onde ele deveria estar.
A frase do personagem Martín “A Internet me aproximou do mundo, mas me afastou da vida” representa bem essa perspectiva de vazio, de perda do contato com a vida que Giovanetti (1999) afirma ser “feita por meio da proliferação de aparelhos que isola cada vez mais as pessoas”. O mundo tecnológico proporcionou a cada um dos personagens se prender a eventos de mínima duração, sem perceber o mundo lá fora.
Outro aspecto interessante que o filme apresenta é a possibilidade de reorganização da existência, e que Giovanetti aponta no texto dizendo que “uma grande parte das pessoas vai passando pela existência na perspectiva de ir vivendo, sem nunca se perguntar pelo sentido de seu ato, de sua ação

Relacionados

  • MONOGRAFIA PIETROF LIX
    26572 palavras | 107 páginas