Discursão sobre o uso de tecnilogias digitais na educação

1524 palavras 7 páginas
Tecnologias na escola

Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.
(Mapas, jogos e simulações, imagens, textos e planilhas, navegação, blogs, vídeos, som, redes sociais, comunicação).

Mapas
Mapas conceituais
Os mapas servem para nos guiar por terrenos desconhecidos, eles nos mostram até onde chega determinado território, por onde passa, e onde outro começa.
Quando se fala em napa, muita gente associa logo á cartografia, só que qualquer documento apropriado pode ser chamado de guia, ou mapa, como o mapa conceitual.
A função de um mapa conceitual é basicamente a mesma de um mapa comum, simplificar, de maneira logica, as ligações e os limites de determinado conceito ou território.

Exemplo de mapa conceitual.

Imagens

A compreensão da química é sobremaneira abstrata, e exige dos que a estudam disponibilidade de imaginação. O uso de imagens e fotos pode facilitar a compreensão de conceitos até certo ponto complexos.
A visualização de uma imagem ou foto, com certeza facilita a compreensão, além de prender a atenção do aluno.
Exemplos de imagens que contribuiriam em uma aula.

Textos e planilhas

A internet dispõe diversos textos, sobre os mais variados assuntos, inclusive química, como o aluno pode não saber julgar se um determinado artigo possui ou não respaldo científico, cabe ao professor instruir o aluno sobre pesquisas, bem como questionar ao aluno sobre suas fontes para evitar o famoso “ctrl C” “ctrl V”, principalmente de artigos erróneos.
Em relação às planilhas e gráficos, são ferramentas muito úteis em aulas de físico química, que mostre variação de velocidade de reação, variação de energias e coisas semelhantes, por evidenciar pontos altos e baixos de determinada reação.
No entanto vale salientar que antes do professor fazer o uso de planilhas e gráficos em sala de aula, ou pedir aos alunos para usar este recurso, ele precisa saber manusear bem, pois o Excel é uma

Relacionados