Discipulos

Páginas: 9 (2218 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2014
Tiago, o Justo

Tiago, o chamado irmão do Senhor, foi o primeiro a quem se confiou o trono episcopal da Igreja de Jerusalém.
 
Tiago é chamado irmão do Senhor por ser filho de Maria (irmã de Maria, mãe de Jesus) e Alfeu. O termo irmão na Bíblia era utilizado a parentes de forma geral e não apenas para irmãos no sentido filhos dos mesmos pais. Ele era, portanto, primo de Jesus, juntamente comseu irmão José. Tiago também era primo de Simeão, segundo bispo de Jerusalém, também primo de Jesus e primo de Judas (autor da espístola de Judas) – este muito provavelmente irmão de sangue de Jesus, pois Eusébio de Cesaréia relata que apenas Judas era irmão do Senhor segundo a carne. No início Tiago resisitu a Jesus, porém tempos depois, assim que ouviu o ensinamento de Cristo, Tiago viveu deacordo com ele.  Ele é o autor da epístola de Tiago nas sagrdas escrituras. Também é relatado na Bíblia, especialmente no início de seu chamado, como o filho de Alfeu, ou como Tiago o menor, por ser mais jovem que o Tiago, filho de Zebedeu, irmão de João. Porém logo no início da Igreja, ele passa a ser conhecido como o irmão do Senhor, assumindo um respeito inquestionável perante toda a comunidadecristã primitiva.
 
Dele se diz que jamais comia gordura ou óleo, mas vivia apenas com pão e água; e foi virgem até o fim de sua vida na terra. Com freqüência, guardava vigília à noite e orava a Deus. Após a Ressurreição, o Senhor apareceu especialmente a ele, como testifica o Apóstolo Paulo (I Coríntios 15: 7). Foi Bispo de Jerusalém por trinta anos e governou com zelo a Igreja deDeus. Participou ativamente do primeiro Concílio da Igreja, em Jerusalém, que tratava da questão da circuncisão e da pregação do evangelho para os pagãos, evento este que teria ocorrido por volta de 50 d.C. Converteu muitos judeus e gregos à Fé Cristã, e até os judeus descrentes se admiravam de sua justiça, referindo-se a ele como “Tiago, o Justo.” Quando Ananias se tornou Sumo Sacerdote, ele e outros anciãosjudeus decidiram matar Tiago por ser um pregador de Cristo.
 
Assim relata Eusébio de Cesaréia: “Ao apelar Paulo à César e ser enviado por Festo à cidade de Roma, os judeus, frustrada a esperança que os induziu a conspirar contra ele, voltaram-se contra Tiago, o irmão do Senhor, a quem os apóstolos tinham confiado o trono episcopal de Jerusalém. O que segue é o que ousaram fazer também contraele. 
 
Trouxeram-no, e diante de todo o povo pediram-lhe que renegasse a fé de Cristo. Mas quando ele, contra a vontade de todos, com voz livre e falando mais abertamente do que esperavam, diante de toda a multidão pôs-se a confessar que nosso Salvador e Senhor Jesus era filho de Deus, já não foram capazes de suportar mais o testemunho deste homem, justamente porque era considerado o mais justo detodos pelo grau de sabedoria e piedade a que havia chegado em sua vida, e mataram-no, aproveitando oportunamente a falta de governo, pois tendo Festo morrido na Judéia neste tempo, a administração do país ficou sem chefe e sem controle.
 
O modo como ocorreu a morte de Tiago, Clemente conta que o lançaram do pináculo do templo e espancaram-no até matá-lo. Mas quem conta com maior exatidão o que aele se refere é Hegesipo, que pertence à primeira geração sucessora dos apóstolos e que no livro V de suas Memórias diz assim:
 
“Sucessor na direção da Igreja é, junto com os apóstolos, Tiago, o irmão do Senhor. Todos dão-lhe o sobrenome de “Justo”, desde os tempos do Senhor até os nossos, pois eram muitos os que se chamavam Tiago.
 
Mas somente este foi santo desde o ventre de sua mãe. Nãobebeu vinho nem bebida fermentada, não comeu carne; sobre sua cabeça não passou tesoura nem navalha e tampouco ungiu-se com azeite nem usou do banho.
 
Somente a ele era permitido entrar no santuário, pois não vestia lã, mas linho. E somente ele penetrava no templo, e ali se encontrava ajoelhado e pedindo perdão por seu povo, tanto que seus joelhos ficaram calejados como os de um camelo, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discipulo
  • Discipulo
  • Discipulo
  • O discípulo radical
  • classe de discipulo
  • Novos discipulos
  • O Discípulo Verdadeiro
  • O discípulo radical

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!