Discipulado eficaz

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
SEMINÁRIO TEOLÓGICO ASSEMBLEIA DE DEUS – SETAD
NÚCLEO CEIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado à disciplina Prática de Ensino II, do Curso de Licenciatura em Teologia, orientado pela Profª. Jéssica Braga como requisito de avaliação final.



BELÉM-PARÁ
2012

INTRODUÇÃO

A Prática de Ensino, no Curso de Licenciatura, certamente éuma disciplina essencial para o desenvolvimento pleno do licenciado. Além das exigências curriculares, a Prática de Ensino é uma ferramenta primordial para a aplicação prática das posturas pedagógicas estudadas em sala de aula. Nesse processo, a observação é importante, pois é a partir dela que podemos apurar nosso olhar pedagógico e desenvolver metodologias para o processo ensino-aprendizagem.Logo, o estágio supervisionado garantirá ao licenciado a oportunidade de observar, planejar, executar e avaliar as práticas experimentadas antes da efetivação da licenciatura.
Nesse caso, observar é uma ação primordial para o cumprimento dos objetivos da referida disciplina, pois é a partir do olhar direcionado à prática de ensino que o futuro teólogo poderá, a partir de modelos verificados, pensare ou repensar a sua prática pedagógica, já que a sala de aula será o palco de suas primeiras experimentações pedagógicas. É na interação professor-aluno-conhecimento que o processo de ensino-aprendizagem se dará pleno.
Daí a importância da Disciplina Pratica de Ensino II a nos orientar quanto as nossas primeiras observações do processo de ensino em sala de aula, através do EstágioSupervisionado. Fase primordial nesse processo. Só o fato de compartilhar as nossas observações com um profissional experiente já é de grande valia. Refletir sobre o que foi observado também fundamentará o nosso aprendizado. Assim, desenvolveremos habilidades necessárias ao manejo do conhecimento e a gestão democrática em sala de aula.
As observações foram direcionadas aos seguintes setores do ensino emnossa igreja CEIA: Pregações semanais, Treinamento de Lideres (TLC) e o Curso de Teologia.
Desta forma, cremos que o Estágio Supervisionado cumprirá o objetivo de capacitação profissional dos licenciados em questão.

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ESTÁGIO I
O primeiro campo de observação foi o desenvolvimento dos cultos que ocorreram na Comunidade Evangélica Integrada da Amazônia- CEA. A escolhase deu não só pela praticidade, pois é a igreja em que congregamos, mas, principalmente, pela figura respeitadíssima do principal orador desta instituição religiosa: Pr. Jedilson Rodrigues. Suas pregações geralmente nos tiram o fôlego, arrancam aplausos e, acima de tudo, exaltam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sabemos que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, mas para ouvir as boas novasalguém precisa falar, ou seja, quem se propõe a anunciar o evangelho tem que pagar o prazeroso preço de dedicação à leitura, estudo e reflexão da palavra. Todavia, a tarefa embora seja edificante, não é fácil, pois o pregador deve saber o que dizer e como se expressar para que a mensagem seja clara, direta e objetiva. Daí a importância em observar algumas pregações: a mensagem, o tipo de sermão e oestilo do pregador; para, quem sabe mais tarde, compor um modelo prático de anunciar o evangelho a todas as nações.

Segundo LARSEN (2005 P. 50) os segredos da vida oculta de oração e jejum se buscados por aqueles que pretendem pregar não “somente em Palavra, mas também em poder, no Espírito e em plena convicção” (1Ts 1.5 )”. Afirma também que precisamos ter a mesmapreocupação que o apóstolo Paulo tinha com a sua pregação:

Minha mensagem e minha pregação não consistiriam de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiriam de demonstração do poder do espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus (1 Co 2.4,5)

Portanto, é interessante tê-lo, neste momento do curso, como modelo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do Discipulado para um crescimento Eficaz
  • Discipulado
  • Discipulado
  • Discipulado
  • discipulado
  • discipulado
  • Discipulado
  • DISCIPULADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!