diretrizes

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias
sobre princípios, fundamentos e procedimentos na EducaçãoBásica, expressas
pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que
orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na
articulação, no desenvolvimentoe na avaliação de suas propostas pedagógicas.
A educação escolar compõe-se dos níveis de Educação Básica e Educação Superior, conforme estabelece a Lei nº 9.394/96, art. 21. Com isso a educaçãobásica se organiza em etapas e modalidades, sendo:
A Educação Infantil que constitui a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos deidade, em seus diferentes aspectos (Lei nº 9394/96, art. 29).
O Ensino Fundamental constitui a segunda etapa da Educação Básica, com matrícula obrigatória para crianças a partir dos seis anos de idadee com duração de nove anos de escolaridade, gratuito na escola pública (Lei nº 9394/96, arts. 6, 32) sendo esta de obrigatoriedade para todo cidadão.
O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básicacom duração mínima de três anos e tem por propiciar aos alunos as competências necessárias para prática social vinculadas ao mundo do trabalho (Lei nº 9394/96, art. 35).
Com a lei o ensino médio sedá como continuação do ensino fundamental e aprofundamento do conhecimento adquiridos e ao mesmo tempo se torna uma etapa de preparação para o futuro, seja em cotidiano acadêmico e na vidaprofissional.
A não terminalidade dessa etapa significacomprometer a oportunidade dos cidadãos de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nas etapasanteriores.

1. A que etapa da escolaridade serefere à obrigatoriedade de estudos e de que maneira a nação assegura a participação de todos os brasileiros nessa etapa?
Refere-se ao EnsinoFundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diretrizes
  • Diretrizes
  • Diretrizes
  • DIRETRIZES
  • DIRETRIZES
  • diretrizes
  • diretrizes
  • DIRETRIZES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!