direitos e deveres da gestante

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL


cleidiane santos marques
geane dos santos
lorenzo saude siloti
maiany cerqueira fonseca soares
stefania da conceição martins
suely iziderio felix
thiciana meireles santos




Política Social no Brasil: Aspectos históricos e teóricos junto ao Serviço Social brasileiro.









Eunapolis/BA.
2013
cleidianesantos marques
geane dos santos
lorenzo saude siloti
maiany cerqueira fonseca soares
stefania da conceição martins
suely iziderio felix
thiciana meireles santos




Política Social no Brasil: Aspectos históricos e teóricos junto ao Serviço Social brasileiro.

Trabalho Interdisciplinar apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR como pré-requisito para avaliação semestral do IVperíodo do curso de Serviço Social.
Orientadores: Profª Clarice Kernkamp, Profº. Rodrigo M. Trigueiro. Profª. Jossan Batistute e Profª. Maria Lucimar Pereira.











Eunapolis/BA.
2013
SUMARIO

1. Introdução...................................................................................................04


2. A Contemporaneidade da Construção das PolíticasSociais......................05

3. Perspectivas Sociais....................................................................................07


4. Considerações Finais..................................................................................08

Referências........................................................................................................091. Introdução

A construção dos pilares do Serviço Social no Brasil tem duros percalços em sua trajetória, inicia-se com a luta das minorias e direitos de raça e gênero no inicio do século XX, a busca por direitos trabalhista na era Vargas (1938) e deste a década de 50 vem auxiliando no desenvolvimento de uma estrutura social sustentável a toda população brasileira.
Contemporaneamente,percebe-se um desfalque aos rumos do Serviço Social durante a Ditadura Militar (1964), um período de penumbra aos avanços sociais de várias gerações. Os levantes por direitos sociais das mulheres e busca por soluções no âmbito da saúde fazem surgir os pilares que hoje formam as bases constitucionais do Serviço Social.
Neste mesmo contexto exalta-se o projeto ético político do serviço social, uma base aosalicerces que posteriormente juntam-se aos conceitos legislativos que hoje compõe a Constituição de 1988 e aos preceitos éticos e profissionais do Serviço Social brasileiro.
Deste modo o Assistente Social tem suas raízes políticas fundamentas aos preceitos sociais e na procura constante por direitos sociais, que segundo Netto (1999) “o projeto social se vincula ao projeto societário”, este vemconceber a construção de uma sociedade planificada ao bem estar social, junto a uma reflexão de uma ética profissional em constante aprendizado.
Assim a atuação do Assistente Social embasa-se em conceitos históricos, fundamentados numa legislação (Constitucional e profissional) que norteia as ações e diretrizes do Serviço Social, numa perspectiva de criar condições ao favorecimento e consolidaçãode políticas sociais que promovam desenvolvimento econômico e sustentável.
Portanto, a atuação do Serviço Social vem intervir de forma positiva nas transgressões históricas que acometem o Estado brasileiro, na complexidade que são os desafios sociais da sociedade, nos rumos a uma nova concepção do Estado de Bem Estar Social.
2. A Contemporaneidade da Construção das Políticas Sociais

A respostaa diversas batalhas sociais veio em forma da concepção de uma lei maior, a Constituição de 1988 é resultado da conquista do povo brasileiro frente aos grandes problemas sociais que afligem a população brasileira.
Marx (1981) perpetra a relevância em debater as desigualdades sociais, visto que a classe trabalhadora (proletariado) é vítima da condição social, além de sofre pela falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos das gestantes
  • Direitos da gestante
  • Direitos para gestantes
  • dever de direito
  • Direitos das gestantes
  • direito das gestantes
  • direitos e deveres
  • Direitos da Gestante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!