Direitos humanos

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO SÃO LUIS- MA.

CAMILA BARROSO DE CARVALHO- RA: 394558
FLÁVIA ALMEIDA MONTEIRO- RA: 396875
DIANE BARROS NUNES- RA: 392975
JOULURDES PINHEIRO SILVA- RA: 391896
DULCINEIA GOMES- RA: 400544

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
















São Luis- MA.
2012

CAMILABARROSO DE CARVALHO- RA: 394558
FLÁVIA ALMEIDA MONTEIRO- RA: 396875
DIANE BARROS NUNES- RA: 392975
JOULURDES PINHEIRO SILVA- RA: 391896
DULCINEIA GOMES- RA: 4004544



















ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade apresentada à disciplina Sociologia do Serviço Social para obtenção parcial de nota.
Professor: EmanueleG. Costa










São Luis- MA
2012

1. INTRODUÇÃO

Antes de tudo, convêm-nos explicitar que os Direitos Humanos não são um fato inerente à modernidade e contemporaneidade do mundo. Por serem eles inerentes à condição humana e não serem, obviamente outorgados pelo poder e sociedade políticos, eles são ditos fundamentais ao ser humano. Nenhum de nós emqualquer tempo ou lugar pode se ver tolhido, cerceado, em seus direitos e claramente, vemos em sua evolução histórica que ele não é estático, progredindo e retrocedendo em todos os tempos. Houve épocas em que era legitimado, mesmo que sob pressão social, pelo poder dos governantes e , em outros, este mesmo poder os dizimava, restando aos povos resignação e a expectativa de um ato de generosidade ebondade do soberano. Adotava então, uma visão distorcida de uma funda mentalidade e inerência humanas.
Na história nos deparamos, já nos primórdios dos tempos, antes da era cristã, com a busca de tais direitos, inicialmente como uma forma de limitar, reduzir o poder arbitrário dos soberanos. Buscava-se o fortalecimento do homem em seus direitos, reafirmando seus ideais de liberdade, dignidade,fraternidade e justiça.
Mesopotâmios, gregos, judeus, chineses, romanos pleiteavam através da especificação de princípios morais, universais, eternos, imutáveis, caracterizar os direitos humanos, tornando o homem, tanto responsável por seus atos como por suas liberdades. Deste período pré-cristão, podemos citar o Código de Hamurabi, A Lei das Doze Tábuas, o Alcorão, os escritos de Buda, Confúcio eZoroastro. Evolutivamente encontramos na Idade Média, o período nebuloso dos direitos humanos, onde por decorrência das invasões bárbaras, a população se via obrigada a submeterem-se ao domínio dos senhores feudais, para proteger o pouco que detinham, e suas próprias vidas; com isto os senhores feudais adquiriram direito de vida e morte sobre a massa humana que formava os feudos. Cessadas as invasões,este mesmo povo, por incentivo da classe burguesa que detinha o poder econômico e por isso necessitava de quem consumisse seus produtos, iniciou uma reação libertária contra os senhores feudais.
1.1 DECLARAÇÕES DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO de 27.08.1789 (votada definitivamente em 02.10.1789). Ela possui 3 características fundamentais: intelectualismo pois originou-se de idéias e pensamentospolíticos; universalidade pois seus enunciados deveriam ser direito de todas as nações (ao contrário da Declaração de Virgínia,que era basicamente voltada para os interesses de um grupo local);e individualismo visto que se preocupava com as liberdades dos indivíduos e não citava a liberdade de associações e nem de reuniões. A Inglaterra precedeu a França na consagração e confirmação dos direitoshumanos através da DECLARAÇÃO DOS DIREITOS (BILL OF RIGHTS) DE 1689, onde nela estariam delimitados os direitos de atuação do Parlamento, e principalmente o controle do poder da Coroa, que tornou-se repartido com o Parlamento e dando garantias individuais.
1.2 DECLARAÇÃO DE VIRGÍNIA de 12.06.1776
Onde em seu artigo 1º estabelece que “todos os homens nascem igualmente livres e independentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • DIREITO HUMANOS
  • Direitos HUmanos
  • Direitos Humanos
  • direito humano
  • direitos humanos
  • direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!