Direitos da Mulher no trabalho

Páginas: 24 (5767 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



Gabriel Costa, Gustavo, Luan Souza, Lucas, Mateus, Patrick, Reizon e Rodrigo
Professor: Joab Costa
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turno: Vespertino
Turma: Auxiliar de Rotinas Administrativas





Jequié
2014

Equipe Kero+










DIREITOS DA MULHER NO TRABALHO

Trabalho passado pelo professor Joab Costa
Feito pela equipe com fins avaliativos na disciplinaGestão de Pessoas






Jequié
2014
SÚMARIO







Objetivos --------------------------------------------------------------- 1
Introdução ------------------------------------------------------------- 2
Desenvolvimento ------------------------------------------------------ 3
Conclusão -------------------------------------------------------------- 17Agradecimentos ------------------------------------------------------- 18












OBJETIVO


O objetivo é entender a evolução dos direitos trabalhistas da mulher ao longo da história, entender como elas conseguiram suas conquistas e ratificar a importâncias das mesmas para o todo.



















1
INTRODUÇÃO


Nas últimas décadas do século XX,presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade brasileira, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais.
Em razão do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, ocorreram a transformação da estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas defecundidade nas famílias, proporcionando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. O início da inserção das mulheres foi na idade média, daqui em diante o mundo conheceria a nova “potência” no âmbito laboral, as mulheres.
























2
DESENVOLVIMENTO




O TRABALHO DA MULHER NA IDADE MÉDIA
Sendo considerado, durante quase toda a Idade Média, comoum ser inferior ao homem, que deveria apenas servir ao marido e à casa, e ser privada de maior instrução e conhecimento. Nessa época fazia-se aflorar a discriminação enraizada na esteriotipação das classes entre os sexos e dentro do próprio sexo feminino, tendo em vista que a mulher branca tinha função matrimonial e maternal, enquanto que as negras nativas contribuíam apenas com o corpo para asatisfação do prazer, dentro outras atividades de menor valor.
No entanto, durante o Renascimento Cultural e Comercial na Europa (século XIII), a sua habilidade manual e capricho começou a ganhar destaque em algumas atividades, como na produção da seda de Milão, dos veludos de Florença, etc. Todavia, a falta de reconhecimento e a exploração de seu trabalho ainda eram marcantes. Algumas mulheres atéconseguiram, nessa época, uma posição relevante na ciência e na literatura, embora sempre fortemente discriminadas. Sem sombra de dúvida tal evolução resultou da instituição do cristianismo e das idéias dos homens de pensamento e filósofos engajados socialmente.
            As camponesas, por exemplo, trabalhavam muito, pois tinham que cuidar das crianças, fiavam a lã, teciam e ajudavam acultivar as terras. As mulheres com um nível social mais alto tinham uma rotina igualmente atribulada, pois administravam a gleba familiar quando seus maridos estavam fora. Também cabiam a essas mulheres o atendimento aos doentes e a educação das crianças.
            Outra atividade da época onde se utilizava do trabalho feminino era o comércio. As vendedoras se intitulavam “negras de tabuleiro” e, namaioria das vezes, o comércio era feito por mulheres cativas. O desempenho dessas mulheres na época era tamanho, que a própria legislação portuguesa prestigiou o trabalho delas, reservando-lhes uma parte do mercado de comércio de doces, bolos, frutos, melaço, queijo, leite, hóstias, agulhas,alfinetes, etc.
            Naquela época, as mulheres nunca podiam ocupar cargos de destaque. Elas eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Direito Do Trabalho MULHER
  • DIREITO DO TRABALHO DA MULHER
  • Direito do trabalho do menor e da mulher
  • Direito do trabalho da mulher
  • A idéia do direito ao trabalho e sua efetivação para mulheres ... ceará
  • Direitos das mulheres
  • Direitos das Mulheres
  • Os direitos da mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!