DALCROZE E WILLEMS

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA
CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA.
Professora Leila Rosa Gonçalves Vertamatti
(Prática de Ensino Musical – Linguagens e expressões artísticas culturais)

DALCROZE - WILLEMS

Ricardo Augusto Felix da Silva RA: 90110127
5º Semestres/Noturno
Sala: F405





São Paulo/SP
Março, 2014.



DALCROZE

Educador Musical Suíço (1865-1950). Ao perceber odespreparo auditivo dos seus alunos no conservatório de Genebra e após ser questionado por um deles a respeito da conduta de não permissão de aproximação do piano para conferência do que aprendiam teoricamente, Dalcroze propôs um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal e na habilidade de escuta para que percebessem sonoramente o que deveriam escrever e também paraamenizar a dificuldade que os alunos encontravam para cantar controlando os movimentos do aparelho vocal. Suas atividades integravam o tocar, o escutar e o escrever harmonias.
De acordo com Marisa Fonterrada, em seu livro “De tramas e fios, um ensaio sobre música”, Dalcroze tinha um olhar voltado para as condições do mundo em que vivia, avaliava com discernimento e propriedade os pontos fortes e asdeficiências das escolas suíças e alemãs, buscava soluções para as condições que se apresentavam no novo século, atribuía aos órgãos educacionais, aos professores e aos artistas a responsabilidade pela educação das massas, pois tinha interesse pela educação do povo. Dalcroze era engajado com as questões do seu tempo, porém suas propostas tinham uma tendência do pensamento romântico. Em suaintenção de democratizar o ensino de música, ressaltava a importância da presença da música na escola e por isso clamava por uma reforma de ensino radical.
Dalcroze, além de educador, era um artista e sob essa perspectiva, analisava a situação da sociedade e da escola. Suas idéias a respeito de arte integram a construção e a aplicação do seu sistema educacional.
Esse sistema, denomidado “Rythmique” erabaseado na educação musical e na necessidade de sistematização de condutas onde movimento e escuta fossem interdependentes; estimula a imersão dos participantes nos aspectos estruturais e dramáticos da obra musical, valorizando os elementos que a constituem e seus aspectos expressivos, levando o indivíduo à escuta consciente e ao movimento. O sistema Dalcroze parte do ser humano e do movimentocorporal estático ou em deslocamento, para chegar à compreensão, fruição, conscientização e expressão musicais. O princípio desse sistema é a superação da dicotomia corpo/espírito ou corpo/música.
O sistema Dalcroze partia do movimento corporal, da exploração do espaço e do próprio corpo, buscando comunicação e contato com outros corpos e com o ambiente bem como a relação com as sonoridades doespaço, relacionando corpo e música. Esse sistema também possui atividades destinadas a desenvolver atitudes corporais básicas, (andar, correr, saltar, arrastar-se, deslocar-se em diferentes direções, bater palmas nos tempos rítmicos, criação de movimentos expressivos, etc.) necessárias à conduta musical, trabalhando a escuta ativa, a sensibilidade motora, o sentido rítmico e a expressão.
Hoje, oprofessor de Educação Musical, ao inserir-se na aplicação do sistema dalcroziano, precisa tomar consciência das mudanças por que passou o mundo desde então, para que a reflexão acerca de suas idéias permita sua adaptação à nova realidade, conduzindo à elaboração de novas estratégias e propostas.


WILLEMS

Edgar Willems (1980-1978) nascido na Bélgica e radicado na Suíça. Foi aluno deDalcroze e compartilha de suas ideias.
Segundo Marisa fonterrada,Willems, em sua proposta,dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas ideias à Educação Musical. Ele aponta para a necessidade de fomentar a cultura auditiva para todos e não só para pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dalcroze
  • Dalcroze
  • Jacques dalcroze
  • Método Dalcroze
  • Willem de kooning
  • Edgar willems
  • Dalcroze e welles
  • O MÉTODO DE ÉMILE JAQUES-DALCROZE.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!