Direito de personalidade

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Direitos da Personalidade

DIREITOS DA PERSONALIDADE

Certas prerrogativas individuais, inerentes à pessoa humana, foram reconhecidas pela doutrina e pelo ordenamento jurídico eprotegidas pela jurisprudência.

São direitos inalienáveis que se encontram “fora do comércio”, merecem proteção legal. A Constituição Federal expressa:
Art. 5, X – Constituição Federal:

“Sãoinvioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Os direitos dapersonalidade são os direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe é próprio, ou seja, a sua integridade física (vida, alimentos, próprio corpo vivo ou morto, corpo alheio vivo ou morto, partes separadasdo corpo vivo ou morto); a sua integridade intelectual (liberdade de pensamento, autoria científica, artística e literária); e a sua integridade moral (honra, imagem, recato, segredo profissional edoméstico, identidade pessoal, familiar e social). (Lenza, 2011, p.888)

Os direitos de personalidade, por não terem conteúdo econômico imediato e não se destacarem da pessoa de seu titular,distinguem-se dos direitos de ordem patrimonial.

Os direitos de personalidade são inerentes à pessoa humana, estando a ela ligados de maneira perpétua, não podendo sofrer limitaçãovoluntária.


CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Os direitos da personalidade são:

a) Intransmissíveis

b) Irrenunciáveis

c) Inalienáveis

d)Imprescritíveis

e) vitalícios

Com exceção aos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são irrenunciáveis e intransmissíveis, não podendo o seu exercício sofrerlimitação voluntária (art. 11 – CC).

Não podem os seus titulares, deles dispor, transmitindo a terceiros, renunciando ao seu uso ou abandonando-os, pois nascem e se extinguem com eles, dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de personalidade
  • Direito da personalidade
  • direitos da personalidade
  • Direitos da personalidade
  • Direitos da Personalidade
  • direito da personalidade
  • Direito da Personalidade
  • Direitos da Personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!