direito das obriações

962 palavras 4 páginas
ETAPA 1- Direito das obrigações e seu conceito histórico no direito romano
Para os romanos a obrigação era um vinculo juridico ligando duas ou mais pessoas determinadas no intuito de conseguir uma prestação ou mais em beneficio de outra.
É de grande importância o direito das obrigações para regulamentar relações juridicas obrigacionais que tem ocorrido intensificação as atividades economica. provocado pela urbanização e pelo surgimento tecnológico,observa-se que esta terminologia foi primeiramente firmados pelos romanos que sofreu grande influência no direito das obrigações como também a própia ciência juridica, a classificação dada pelos romanos constitui a seguinte"Obligatio est juris viculum,quo necessitate adstringimur alincujus solvendae rei ,secudum nostrae civitatis jura" obrigação é o vinculo juridico que nos adstringe necessariamente a alguém para solver alguma coisa, em consonancia com o direito civil.
Em 1916 Beviláqua o civilista responsavel pela elaboração do código civil acreditava que a principal diferença se não a unica entre o conceito direito romano e o conceito queele defendia era o carater extremamente pessoal presente naquele enquanto nesse prevalece a economicidade.
Vínculo juridico entre duas partes, virtude da qual uma delas fica adstrita em satisfazer a uma prestação patrimonial de interesse de outra , se não for cumprida espotâneamente mediante a agressão ao patrimonio do devedor. Tese definida pelo Gomes Orlando.
É possível, portanto, a alienação do crédito e a substituição de um devedor por outro. Esta característica já havia sido destacada por Beviláqua e é ponto pacífico na doutrina. Outra mudança desta definição em relação à romana é o destaque dado ao vínculo ativo da relação obrigacional, não se fala mais apenas em uma prestação devida, mas em um direito a exigi-la também embora não apareça na definição romana, tal característica não lhes era desconhecida. Aristóteles, que abre espaço para ciência, inicia-se a era do

Relacionados

  • DIREITO
    723 palavras | 3 páginas
  • Responsabilidade objetiva estado
    995 palavras | 4 páginas
  • loucura nacional de complexidade
    11421 palavras | 46 páginas
  • direito penal
    11754 palavras | 48 páginas