Dinamica demografiva

1603 palavras 7 páginas
Dinâmica Demográfica As características de uma determinada população mudam de acordo com suas condições, sendo essas: socioeconômicas, políticas e territoriais. Damos o nome então de “Dinâmica Demográfica” a todo estudo do comportamento populacional, a qual consideramos um período de tempo predeterminado.
Assim, a dinâmica demográfica é o ritmo, natureza e tendência do crescimento da população de um país, composto pelo crescimento vegetativo (vertical) e o crescimento horizontal (migração).
O crescimento vegetativo de um país.
É a diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade num determinado período. O crescimento horizontal de um país é a diferença entre o total de imigrantes e o de emigrantes.
A queda da natalidade.
Na década de 1970 as mulheres brasileiras tinham em média 5,8 filhos. Em 1996 2,3 filhos. Hoje - 2,2 filhos por mulher. A queda notável da fecundidade das mulheres brasileiras tem a ver com três fatores:
Planejamento Familiar;
Emancipação das mulheres;
Popularização dos métodos contraceptivos.
Planejamento Familiar.
Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a Lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro, com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.
Os motivos que levam as mulheres a evitar a gravidez é a questão de sustentabilidade financeira, que já engloba “A Mulher No Mercado de Trabalho – Emancipação das Mulheres” e consequentemente com a vinda de sua sustentabilidade já um pouco tarde (na

Relacionados