Din2_Trabalho_de_Simulacao_com_TransUFU

922 palavras 4 páginas
ANÁLISE DE ESTABILIDADE TRANSITÓRIA

I – TIPOS DE ESTUDOS Utilizando o sistema elétrico industrial de 4 barras e os dados correspondentes à sua condição inicial de operação (ver figuras 1 a 3 e quadros I a VII), simular os casos 1 a 3 abaixo, conforme as situações assinaladas com  (marcados pelo professor para cada aluno), empregando o programa de análise de estabilidade transitória “TransUFU”.

Caso 1: Perda do gerador: ( ) G1 ( ) G2 ( ) G3 (sem e com rejeição de carga)
Determinar o instante aproximado para que uma quantidade de carga igual a sobrecarga do sistema (ou um valor próximo desta sobrecarga) seja rejeitada a fim de que a freqüência do sistema retorne ao valor nominal (ou  60 Hz).

Caso 2: Curto-circuito trifásico na: ( ) Barra 1 ( ) Barra 2 ( ) Barra 3 ( ) Barra 4 com a falta sendo eliminada após ______ milisegundos.
Neste análise, observar e comparar o comportamento dinâmico do sistema teste quando suas cargas são modeladas como:
(a) Motores de indução (situação original das cargas);
(b) Impedância constante;
(c) Outro modelo estático (Exemplo: Corrente constante, potência constante, modelo misto: 50% potência constante e 50% impedância constante, etc.).
A partir dos resultados obtidos, identificar os tipos de cargas que são mais críticos para o sistema do ponto de vista de estabilidade.

Caso 3: Partida do motor de indução: ( ) M1 ( ) M2 ( ) M3 ( ) M4 ( ) M5
Verificar o comportamento da tensão, corrente e velocidade do motor durante a partida, registrando o tempo gasto na partida. Observar o impacto da partida do motor nos geradores do sistema.

atenção:
Fazer um relatório discutindo todos os casos simulados, comprovando suas afirmativas através da escolha adequada de resultados gráficos.
Incluir também no relatório as Conclusões Finais (comentários gerais a respeito de todo trabalho) e as Referências Bibliográficas consultadas.

II – DADOS GERAIS DO SISTEMA TESTE

Figura 1 Diagrama

Relacionados