Dimensionamento de frota

Páginas: 11 (2609 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Introdução
1.1 Contexto Histórico da Soja
A soja é uma das mais importantes culturas na economia mundial. Sua utilização vai desde a produção de óleo vegetal, rações para alimentação animal, alimentos e indústria química. Atualmente, também vem sendo utilizada como como fonte alternativa de biocombustível (COSTA NETO & ROSSI, 2000). Sua origem e domesticação se dá no Nordeste da Ásia(China e regiões adjacentes) e sua expansão acompanhou a expansão marítima, através das navegações.
O primeiro relato do surgimento de soja no Brasil é de 1882, no estado da Bahia (BLACK, 2000). Após isto, ela foi levada por imigrantes japoneses até São Paulo, e somente em 1914, foi introduzida no estado do Rio Grande do Sul, sendo este por fim, o lugar onde as variedades trazidas dos Estados Unidos,melhor se adaptaram às condições climáticas, principalmente em relação ao fotoperíodo (BONETTI, 1981).
Programas de melhoramento de soja no Brasil possibilitaram o avanço da cultura para diversas regiões, incluindo aquelas que possuem baixas latitudes, devido ao melhoramento genético de espécies a fim de desenvolver cultivares mais adaptados por meio da inclusão de genes que retardaram oflorescimento mesmo em condições de fotoperíodo indutor, conferindo a característica de período juvenil longo (KIIHL & GARCIA, 1989). Dessa forma, foi possível que o Mato Grosso se tornasse o maior produtor brasileiro de soja.
1.2 Plantio da Soja
A soja é uma planta sensível ao comprimento do dia, sendo necessário escolher de maneira correta a época de plantio, a fim de não afetar suaprodutividade. Planejar o plantio é de fundamental importância ao sucesso da lavoura. Embora a época de plantio varie conforme cada região do país devido às condições de clima e chuva, a orientação é que se programe, desde a entressafra, o plantio da lavoura. Apesar de se ter o conhecimento acerca da importância do plantio correto, grande parte das lavouras de soja não conseguem realizar o plantio no períodoideal, impactando negativamente a produtividade e lucratividade da safra. Os motivos para que isso ocorra vão desde o dimensionamento das máquinas agrícolas, os atrasos nas chuvas, o desconhecimento da resposta das cultivares à época de plantio até o atraso na aquisição de insumos decorrente de demora na liberação de financiamentos agrícolas pela rede bancária.
No Cerrado brasileiro, a época deplantio inicia-se com as primeiras chuvas, variado de região para região. Em alguns locais do Mato Grosso (MT), as primeiras chuvas ocorrem na segunda quinzena de setembro e com o final do vazio sanitário, inicia-se o plantio.
Normalmente, é recomendável que o produtor aguarde a chuva inicial alcançar o acumulado de 80 a 100 mm para que o solo tenha um estoque razoável que permita a germinação dasemente, com menos risco de perda de plantio, caso as chuvas não se estabilizem. Assim, é importante que exista um serviço de informação meteorológica que informe o produtor sobre as chuvas.
Objetivos
Através dos conhecimentos aprendidos ao longo do semestre na disciplina “Laboratório de Máquinas Agrícolas”, o objetivo central do trabalho é o de fazer o planejamento da operação de plantio de sojapara uma área localizada na cidade de Chapadão do Sul no estado do Mato Grosso do Sul.
Memorial Descritivo e Memória de Cálculo
3.1 Cálculo da Área
Para realizar o cálculo da área, foi utilizado o programa Autocad 2014® a fim de facilitá-lo. Para isso, a imagem foi obtida através do site “Google Maps” e utilizando a função scale, foi redimensionada para a escala 1:1. Transformando edelimitando as áreas como “Polylines”, foi calculada a área utilizando a função “aa” do Autocad. Além de selecionada a área utilizada para cultivo, também foram separadas as áreas para Reserva Legal (RL) no mapa e Área de Proteção Permanente (APP). Desse modo, a área utilizada para o cultivo de soja é vista na imagem abaixo:

Através da figura 1 acima, é possível dizer que a área cultivável é de 3299,42...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dimensionamento de frota
  • Dimensionamento de frotas
  • Dimensionamento de frota
  • Dimensionamento De Frota
  • Dimensionamento e otimização de utilização de frotas
  • DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FROTAS
  • dimensionamento de frota logistica
  • DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DA FROTA NA EMPRESA REAL COLA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!