Dificuldades enfrentadas pela Gestante no Parto Normal

Páginas: 18 (4472 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
As dificuldades enfrentadas pela Gestante no Parto Normal








RESUMO
O momento do parto é único, muitas vezes podemos perceber que isso pode ocasionar um desafio para as gestantes, o medo do parto, medo da dor e o medo de morrer, estão presentes nas parturientes. A falta de liberdade de escolha do tipo de parto, e a falta de informação durante o trabalho de parto faz com que agestante se sinta insegura. Um ambiente tranquilo e com profissionais capacitados a orientar as gestantes nesse momento único faz a diferença no trabalho de parto, a família presente no trabalho de parto, torna a gestante segura e a mesma se sente acolhida ao dar a luz. Modelos anteriores vivenciados pelas gestantes de parto traumáticos fazem com que a mesma somatize para o seu momento de parto umavivencia dolorosa e até perigosa que poderá colocar em risco a sua vida a do bebe. Um modelo mecanizado do parto cria uma falsa segurança há gestantes, causando ainda mais duvidas no momento do trabalho de parto.

Descritores: parto normal, gestantes, dificuldades.













1 – INTRODUÇÃO
Uma gestação representa um momento único e especial na vida da mulher, a sensação detornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças, em primigestas esse fato ainda é mais preocupante, especialmente ao se pensar no momento do parto. Em muitos casos, a escolha da via de parto é torturante para a gestante que motiva grande discussão clínica. Em geral, a gestante não participa dessa discussão, sendo, quando muito, informada sobre a decisão médica final. Não seleva em consideração sua aceitação ou não em relação à conduta a ser tomada, nem a associação entre a sua aceitação e os resultados perinatais obtidos (TEDESCO, 2004).
O trabalho de parto, apesar de ser um ato fisiológico, na sociedade atual necessita de internação da mulher em uma maternidade, porém dessa maneira a assistência ao parto contribui para que a gestantes fique distante de seusfamiliares, pois, ainda temos maternidades onde a presença dos familiares nas salas de parto não é permitida. Na verdade, a parturiente, ao ser internada, passa a ser um caso, recebe um número de identificação, o que, provavelmente, influencia nas suas atitudes (BEZERRA, 2006).
Durante o acompanhamento diário de mulheres em processo parturitivo, percebemos que algumas parturientes permaneciam em seusleitos, caladas e não questionavam o tratamento recebido, assumindo atitude de quem estava ali para cumprir ordens (BEZERRA, 2006).
Os fatores ambientais devem ser reconhecidos como capazes de afetar de tal maneira a experiência da parturiente que um maior e melhor conhecimento de suas relações com a dor do parto pode levar a intervenções que a auxiliem no enfrentamento da dor. Assim, umaabrangente noção de ambiente inclui: a comunicação verbal e não-verbal entre as pessoas; a filosofia que orienta os procedimentos e as práticas dos provedores; a qualidade do suporte oferecido e percebido pelas mulheres; o grau de estranhamento com o ambiente e com seus equipamentos, mobiliário, ruídos, iluminação, temperatura, dimensões do espaço e sua adequação para movimentação, deambulação, entreoutros aspectos (RODRIGUES, 2008).
Possuir informações sobre o parto, ter controle sobre o evento e o grau de relaxamento são percepções positivas a respeito do parto. Outros dois fatores importantes, associados à satisfação, são: opiniões positivas sobre a equipe que prestou assistência, de forma cuidadosa e afetuosa, e a presença de um acompanhante (VELHO, 2012).
O parto normal, como umaexperiência para além da experiência física, centrada na sua mente, proporciona às mulheres força para lidar com a parturição, demonstrando confiança na sua capacidade de lidar com o trabalho de parto e com as dores do parto normal. Essas mulheres percebem as dores como um aspecto intrínseco ao ato de parir, quase como uma essência desse processo; elas transformam esse momento de sensação física dolorosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visão da gestante diante do parto normal: trauma ou satisfação?
  • Parto normal
  • Parto normal
  • Parto normal
  • Parto Normal
  • Parto normal
  • Parto normal
  • O que é parto normal?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!