adamastorpequeno

475 palavras 2 páginas
Luneta Lunetas são instrumentos de observação a grandes distâncias, sendo úteis para observação de astros ou para observação da superfície terrestre.
Uma luneta é basicamente montada da mesma forma que um microscópio composto, com objetiva e ocular, no entanto a objetiva da luneta tem distância focal na ordem de metros, sendo capaz de observar objetos afastados.
Assim como o telescópio, a luneta também permite observar objetos longínquos. A luneta, no entanto, constitui-se de um tipo específico de telescópio, o refrator, que possui restrições em comparação com o telescópio refletor. Enquanto os telescópios refratores, chamados popularmente de lunetas, usam lentes como objetivas, os refletores utilizam espelhos.
Teve seu primeiro projeto registrado por Hans Lippershey (1570-1619), alemão, fabricante de lentes. Apesar de ter tornado este invento disponível para uso geral em 1608, antes dele, já se conhecia o vidro (descoberto por volta de 3500 a. C) e a sua propriedade de ampliar as imagens. Além disso, os gregos também já conheciam os espelhos e tinham noções sobre o fenômeno da refração, que foi estudado pelo Monge Franciscano Roger Bacon, anos mais tarde. Por isso, acredita-se que antes de Lippershey outras lunetas já haviam sido construídas, porém não foram registradas.
Em 1609, Galileu Galilei (1564-1642), cientista italiano, teve conhecimento desta invenção e sabendo como era constituída (duas lentes em um tubo), logo a aprimorou. Um ano antes de Galilei, Hans Lippershey, criou um instrumento para observar objetos à distância, com o objetivo de usá-lo para fins bélicos.
Galilei construiu uma capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto. Depois construiu outras ainda mais potentes, com ampliação de até 30 vezes. Galileu não inventou esse instrumento, mas foi o primeiro a fazer uso científico da luneta, ao fazer observações astronômicas com ela. Assim, fez descobertas importantes, como, por exemplo, que Júpiter tem satélites, a Lua,

Relacionados