Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita

Páginas: 12 (2809 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita

Resumo
Esta pesquisa apresenta os elementos que constituem as dificuldades de aprendizagem especificas da leitura e da escrita, fazendo uma revisão teórica do tema, que tem como objetivo a sistematização dos tipos de problemas que podem surgir e que prejudicam o perfeito desenvolvimento desta competência.
O estudose pautou na abordagem sobre a dislexia, a realização das atividades, através da revisão bibliográfica que proporcionou compreender os processos principais das dificuldades que os alunos apresentam para ler e escrever.
Sendo assim, considerado que o presente estudo trouxe-nos reposta satisfatória a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura.Palavras-chave: dificuldade, aprendizagem, leitura e escrita.
Summary: this research presents the elements that constitute the specific difficulties of learning of the reading and write, making a theoretical revision of the subject that has as objective the systematization of the types of problems that can appear, harming the perfect development of this ability. The study if itpartout in the boarding on the dyslexia, the accomplishment of the activities, through the bibliographical revision that it provided to understand the process main difficulties that the pupils present to read. Being thus, we consider that the present study it brought us satisfactory reply regarding the difficulties faced for the pupils in the process of the reading and write.
Words – key: difficulty,learning reading and write

Introdução
Serão abordadas as Dificuldades de Aprendizagem (DA) especificas da leitura e escrita, fazendo uma revisão teórica do tema, dando ênfase aos tipos de problemas que podem surgir, prejudicando o desenvolvimento desta capacidade.
No entanto, antes de dar inicio ao tema é importante fazer as abordagens através de algumas ideias, para umavisão integrada das dificuldades de aprendizagem na leitura.
Com isso as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita deverão se enquadradas no amplo tema que são DA.
Quando se faz uma reflexão acercada das dificuldades, sugere-nos que se trata de “obstáculos, barreiras ou impedimentos, com que alguém se depara ao tentar realizar algo que deseja executar” (Rebelo, 1993:70).As pesquisas realizadas sobre DA no campo da medicina psicologia das Ciências da Educação, e da psicolinguística tem contribuído, para o esclarecimento e para o avanço de novas abordagens.
Assim, as ciências de Educação inseriram novidades na praticas, quanto às condições de avaliação, a adaptação de currículos tanto para alunos sem dificuldades e com dificuldades. Sendo que aPsicologia deu a sua contribuição de aprofundar os conhecimentos na área do desenvolvimento da criança e das teorias já de contribuição Psicolinguística trazendo noções mais concretas acerca do desenvolvimento da linguagem, seus distúrbios e meios de avaliação.
A ultima a dar sua parcela de contribuição dói a medicina, apresentando estudos e assim comparando como funciona o cérebro,entre crianças com DA e sem crianças DA.
No que diz respeito ao sentido lato, encontramos situações generalizadas de maneira temporária ou permanente, que influenciam o sucesso escolar dos alunos.
Quando ao sentido restrito, referimos uma incapacidade ou uma disfunção compromete a aprendizagem numa ou mais áreas escolares valorizadas pelo sistema educativo, podendo ainda focarna área sócio-emocional.
De acordo com Fonseca (1999ª), uma criança com DA é uma criança que se caracteriza por: 1) manifestar uma significativa discrepância entre o se potencial intelectual estimado e o seu atual nível de realização escolar; 2)apresentar desordens básicas no processo de aprendizagem; 3) apresentar ou não uma disfunção do sistema nervoso central (SNC); 4) não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita
  • dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem: leitura e escrita
  • dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita
  • dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita
  • As dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!