DIDÁTICA D0 ENSINO SUPERIOR

652 palavras 3 páginas
FACULDADE INTEGRADA DE JACAREPAGUÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

LEIANE GOMES DE ALENCAR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

PICOS (PI)
2012
O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diariamente cada vez mais repletos de atribuições e compromissos estamos buscando incessantemente uma maior atualização profissional; isto faz com que reste pouco tempo para que possamos aperfeiçoar nossos conhecimentos e realizarmos estudos de acordo com nossa disponibilidade e interesses, ocasionando, na maioria das vezes, a impossibilidade de frequentarmos uma sala de estudo presencial. Diante disso, surge o método de ensino à distância, onde os alunos são os maiores responsáveis pelo cumprimento das tarefas e otimização de seus horários. Assim, a educação, o conhecimento e a informação deixam de fazer parte de um mundo circunscrito a um espaço limitado e, por meio da avançada tecnologia, tornam-se sem fronteiras.

No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional com a educação à distância em ambiente virtual na Web cada vez mais presente em nosso cotidiano com as tecnologias de informação e comunicação chegando às escolas e universidades, exige-se uma mudança pedagógica na educação. Diretores, professores e toda a comunidade envolvida no processo precisam repensar o seu papel de orientadores e estimuladores e os conceitos sobre a sua prática pedagógica. O aluno tem que modificar a sua forma de agir: aprender por si próprio, ser criativo, saber trabalhar em grupo de modo cooperativo e ser capaz de organizar seu próprio trabalho.

Com os avanços tecnológicos que propiciam maior interatividade, a EaD ganhou novo status e sepulta definitivamente os preconceitos. Deixa de ser apenas uma alternativa para as pessoas impedidas de ter acesso à educação formal e passa a ser uma modalidade de ensino flexível que vem acrescentar ao sistema tradicional uma metodologia inovadora e de qualidade,

Relacionados