DICAS DO DELEGADO E PROFESSOR THIAGO

2124 palavras 9 páginas
DICAS DO DELEGADO E PROFESSOR THIAGO

1. Prova oral, o examinador pergunta: candidato, qual a diferença entre tentativa branca (incruenta) e tentativa vermelha (cruenta)?
Guardem na memória: A cor branca transmite a ideia de algo íntegro, sem manchas, ou seja, a vítima não é atingida pela conduta do agente. A cor vermelha, por sua vez, traz à memória o sangue. Nesse caso, portanto, o alvo do criminoso é atingido, ferido.
BONS ESTUDOS!
2. Prova oral, o examinador pergunta: candidato, o que é investigação defensiva?
Guardem na memória: Calma! Apesar de ser um tema que não é muito abordado, a resposta está na própria pergunta. Investigação defensiva é aquela realizada pela defesa do investigado. Nos Estados Unidos, por exemplo, o advogado pode colher as declarações da testemunha. Por ora, no Brasil, inexiste regulamentação dessa matéria. Se o novo Código de Processo Penal for aprovado, teremos previsão expressa no art. 14: "É facultado ao investigado, por meio de seu advogado, de defensor público ou de outros mandatários com poderes expressos, tomar a iniciativa de identificar fontes de prova em favor de sua defesa, podendo inclusive entrevistar pessoas".
BONS ESTUDOS!
3. Prova oral, o examinador pergunta: candidato, o que é crime oco (questão cobrada no concurso de Delegado do RJ)?
Guardem na memória: Oco é algo vazio, sem conteúdo, sem potencialidade lesiva. Logo, CRIME OCO É SINÔNIMO DE CRIME IMPOSSÍVEL (art. 17 do CP).
Exemplo: Agente que tenta matar a vítima com uma arma de brinquedo. Ele não responderá por tentativa de homicídio, pois há ineficácia absoluta do meio.

BONS ESTUDOS!

4. Prova oral, o examinador pergunta: candidato, o que é crime pluriofensivo?
Guardem na memória: O conceito está no próprio nome. PLURI (mais de um, plural) + OFENSIVO (atinge, ofende) = é o crime que lesa ou expõe a risco mais de um bem jurídico. Ex.: Roubo (patrimônio e integridade física).
BONS ESTUDOS!

5. Prova oral, o examinador pergunta: candidato, qual teoria foi adotada

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas