Estudo preliminar da oxida o de Dihydroxiacetona e cido Tartr nico sobre eletrodos de Platina e PtRu em meio cido

1540 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
GRUPO DE ELETROQUÍMICA

PROJETO DE PESQUISA

Estudo preliminar da oxidação de Dihydroxiacetona e Ácido Tartrônico sobre eletrodos de Platina e PtRu em meio ácido

Orientador: Dr. Roberto Batista de Lima

São Luis, Abril de 2013

MOTIVAÇÃO

INTRODUÇÃO

A eletrooxidação de alcoóis como metanol, etanol e mais recentemente o etileno glicol, tem se tornado de grande interesse na eletrocatálise [1,2]. Tal interesse é justificado pela crescente procura de novos sistemas conversores de energia mais eficientes e menos poluidores. Mas especificamente, essas substâncias orgânicas são consideradas como potenciais combustíveis para alimentar dispositivos eletroquímicos denominados de células a combustível. As células a combustível têm diversas aplicações: serve como fonte de energia para veículos elétricos, pode prover calor, eletricidade e água quente para uma família ou até mesmo uma comunidade. As células a combustível vêm sendo testadas também em equipamentos eletrônicos portáteis como laptops e telefones portáteis [2,3].
A diferença básica entre essas células e as baterias simples, cuja vida está limitada pela quantidade fixa de reagente que elas possuem, é que a célula a combustível pode funcionar indefinidamente: os reagentes são fornecidos permanentemente, ingressando na célula em forma de gás ou líquido (Fig.1).

Fig. 1 – Representação esquemática de uma célula a combustível PEMFC de H2 / O2.

Uma célula a combustível que vem sendo pesquisada é a célula que utiliza álcoois diretamente como combustíveis (DAFC - Direct Alcohol Fuel Cell). Neste caso o combustível é injetado na célula diretamente no ânodo, o que torna esta opção atrativa. Dentre os compostos orgânicos o metanol é o combustível mais estudado [4]. O etanol e mais recentemente o etileno glicol e o glicerol [5,6] são também substâncias atrativas para esse fim.
No estudo da eletrooxidação dessas pequenas moléculas orgânicas

Relacionados