DICAS DE PORTUGUÊS

15120 palavras 61 páginas
G1 – Dicas de Português – Sérgio Nogueira
‘Mais bem’ ou ‘melhor’? ‘Menos’ ou ‘menas’? Saiba qual é a forma correta
DICAS DE CONCORDÂNCIA 1. MELHOR ou MELHORES?
A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.”
A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.
Usamos a forma MAIS BEM antes de particípios verbais: “Os fatos foram MAIS BEM analisados”; “Estes são os esqueletos de macaco MAIS BEM preservados(…) será possível estudar MELHOR seus hábitos…”; “O Corinthians tem vinte e oito pontos e completa o grupo dos oito MAIS BEM colocados”; “Aquele projeto é o melhor, o MAIS BEM planejado”; “O melhor jogador do mundo não é o MAIS BEM pago”; “Ele provou que estava MAIS BEM preparado”; “Quem será o brasileiro MAIS BEM colocado?”
A mesma regra se aplica a MAIS MAL, MENOS BEM e MENOS MAL: “Ele é o jogador MAIS MALpago do futebol brasileiro”; “Nunca vi termo MAIS MAL utilizado que esse.” 2. MENOS ou MENAS?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”. 3. MESMO ou MESMA?
MESMO (=próprio) é pronome e deve concordar: “Andreia se refere à salada e o brigadeiro é elaMESMA que faz”; “Nós MESMOS resolvemos o caso”; “As meninas feriram a si MESMAS”.
MESMO (=até, inclusive) é invariável: “MESMO a diretoria não resolveu o problema”; “MESMO os professores erraram aquela questão”. VOCÊ SABE… …de onde vem a palavra vilão?
Aldeão é quem vive numa aldeia e vilão era quem vivia numa vila. Na sua origem, vilão era o nome utilizado para o cidadão que morava na vila. Era o urbano, o homem da vila, da cidade.
Segundo o professor Paulo Flávio Ledur, no seu simpático livro Os Pecados da Língua, “talvez pela falta de confiança do homem do campo nas suas relações com o vilão, o termo adquiriu o sentido pejorativo que hoje possui”.
No mesmo livro, podemos constatar

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • fonética
    73879 palavras | 296 páginas
  • Amelia
    48656 palavras | 195 páginas