ELETRONEUROMIOGRAFIA

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
ELETRONEUROMIOGRAFIA

Definição

A eletroneuromiografia é composta por uma série de testes neurofisiológicos que visam o estudo funcional do sistema nervoso periférico, da junção neuromuscular e dos músculos. A avaliação é habitualmente composta por duas etapas: a neurocondução e a eletromiografia. A neurocondução (ou eletroneurografia) é realizada através da estimulação elétrica dos nervosperiféricos e registro da resposta evocada à distância, na forma de uma diferença de potencial. Esta resposta pode ser motora, sensitiva, mista ou autonômica. Os parâmetros essenciais avaliados são a latência e a amplitude das respostas. Através das latências, é possível calcular a velocidade de condução nervosa ou avalia-la indiretamente. As latências estão tipicamente aumentadas nas patologiasdesmielinizantes, embora leves alterações também possam ser encontradas em neuropatias axonais. A amplitude dos potenciais avalia indiretamente o contingente de axônios funcionantes no nervo sob estudo. Este parâmetro, no entanto, apresenta grande variabilidade na população normal. Embora seja característica de lesões axonais, a diminuição das amplitudes dos potenciais também pode ser encontradaem patologias desmielinizantes devido ao bloqueio de condução ou à dispersão temporal. A eletromiografia é o estudo da atividade elétrica na intimidade muscular, em diferentes estágios de ativação, realizada normalmente com um eletrodo na forma de agulha. Durante o repouso, os músculos apresentam silêncio elétrico. A presença de fibrilações e ondas positivas é freqüente em lesões neuropáticas,particularmente na fase sub-aguda. Patologias musculares, especialmente miopatias inflamatórias, também podem apresentar este tipo de atividade. Outros tipos de atividade espontânea observados no repouso são as fasciculações, descargas miotônicas e descargas complexas repetitivas. Durante a contração, podemos analisar morfologicamente os potenciais de ação das unidades motoras e o padrão derecrutamento das mesmas. 

Realização
O teste consiste em duas partes, embora às vezes uma possa ser feito sem o outro. A primeira parte é chamada estudos de NEUROCONDUÇÃO. Nesta parte alguns breves choques elétricos são aplicados no seu braço ou na perna, para determinar como seus nervos estão conduzindo a corrente elétrica e conseqüentemente em que condições eles se apresentam. Vamos simplificar,pense nos nervos como um fio elétrico. Se você quer ver se o fio está funcionando corretamente, a coisa a mais fácil a fazer é testar a eletricidade através dele. Se há algum problema ao longo de seu comprimento, você saberá, por exemplo, se a lâmpada demorar a acender ou não acender de todo. Para fazer este, o eletromiografista irá aplicar um choque elétrico (tolerável e seguro) e obter a respostaatravés de eletrodos colados na sua pele. Quando isto acontecer, você sentirá uma sensação que nós chamamos de “prim-prim”, por que é exatamente isto o que o paciente sente. Entre os breves choques você não sentirá a dor. Porque há diversos nervos em cada extremidade que precisam ser testados, o procedimento é repetido em cada extremidade estudada. A quantidade de corrente entregada é mantida semprea nível seguro.
Indicações
EMGs é requisitado geralmente quando os médicos suspeitam que o paciente possa ter problemas com seus músculos ou nervos. Um EMG pode ser requisitado para avaliar se você tem um nervo comprimido, por exemplo. Se você tem sensação de dormência, formigamento, dores ou fraqueza em seus braços ou pés, um EMG pode mostrar se você tem um comprometimento de algum nervo. Afraqueza dos músculos ou cansaço pode ser indicativa da doença do nervo ou do músculo e exigir uma EMG. Há muitos outros problemas médicos que podem sugerir a necessidade para a realização de uma EMG. Se você tem quaisquer dúvidas a respeito o do porque você precisa este teste, pergunte antes ao seu médico. Exemplos de patologias encontradas na EMG : Neuropatias compressivas, Sindrome do túnel do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Software Tutorial Hipermídia de Eletroneuromiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!