DIARRÉIA_AGUDA E DESIDRATAÇÃO

3182 palavras 13 páginas
__________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
A diarréia aguda representa uma das mais importantes causas de morbidade e mortalidade na infância. Admite-se que ocorram anualmente 1,5 bilhões de episódios agudos de diarréia no mundo, com cerca de três milhões de óbitos por ano. Cerca de 85% dos óbitos por diarréia ocorrem no primeiro ano de vida, faixa etária de maior incidência. Na região nordeste, a diarréia é a causa mais importante de óbito na população pediátrica. A freqüência repetida de diarréia na mesma criança, reflete diretamente no seu estado nutricional e no seu desenvolvimento.
A diarréia aguda compreende um grupo de condições clínicas cuja manifestação comum é a presença de fezes de consistência diminuída, associada ao aumento do número de dejeções, traduzindo um desequilíbrio entre os processos de absorção e secreção do intestino. Caracteriza-se, na maioria das vezes, por ser um quadro autolimitado, durando, no máximo, 10 a 14 dias.
FATORES PREDISPONENTES
Condições desfavoráveis de saneamento, higiene e habitação; baixa idade; má nutrição; baixo peso ao nascer; desmame precoce; exposição sucessiva a múltiplas infecções; imunodepressão; acesso difícil ao serviço de saúde; e baixo nível cultural dos pais.
ETIOLOGIA
As gastroenterites infecciosas são as causas mais freqüentes, e os agentes etiológicos variam de acordo com a área geográfica e as condições higiênicas
INFECÇÕES
VÍRUS
Rotavírus, Norwalk, adenovírus

BACTÉRIAS
Shigella, Salmonella (S. typhi e não-tifóides), E. coli (enterotoxigênca, enterohemorrágica, enteroinvasiva, enteropatogênica clássica, enteroagregativa e de aderência difusa), Campylobacter (C. jejuni), Yersínia enterolytica, Aeromonas hydrophila, Staphylococcus, Vibrio cholerae, Vibrio parahemolyticus, Clostridium diffile, Clostridium botulium.

PARASITAS
E. histolytica, Giardia lamblia, Ascaris, Cryptosporidium, Strongyloides e Isospora.
DIETÉTICAS
Intolerância aos

Relacionados

  • AFECÇÕES GASTROINTESTINAIS
    1229 palavras | 5 páginas
  • Estudo dos agentes patol gicos causadores da doen a diarreica aguda DDA em crian as
    8315 palavras | 34 páginas
  • água
    1141 palavras | 5 páginas