Dialógica entre o conceito de saúde e o filme “O Escafandro e a Borboleta”

1238 palavras 5 páginas
Introdução

Este trabalho tem como principal objetivo apontar, com base na obra cinematográfica “O Escafandro e a Borboleta” (Schnabel, 2007), os aspectos psicológicos e as características do serviço hospitalar que se tornam evidentes durante o decorrer do longa para que, a partir dessa decomposição, sejam correlacionados com os conceitos básicos de saúde vistos durante o período na disciplina de Psicologia em Saúde.

Sinopse do filme

O longa é inspirado na obra literária de Jean-Dominique Bauby, também protagonista do filme, que, após sofrer um acidente vascular cerebral, descobre que foi acometido por uma condição rara, a Síndrome do Encarceramento, que deixou seu corpo completamente paralisado, porém ainda com atividades cerebrais, o que ainda lhe permite pensar e sentir, porém o priva da fala e dos movimentos.
A história do filme retrata o período de tratamento de Bauby desde o seu despertar do coma, no qual inicia a produção de seu livro através do simples movimento de piscar de seu olho esquerdo, com a ajuda de uma escrivã que se utiliza de um alfabeto especial, com a ordem das letras de acordo com seu uso mais frequente na língua francesa, em ordem decrescente, ao passo que, enquanto aquela dita as letras, Jean-Dominique pisca quando escuta a desejada. Esta fase de adaptação a uma nova forma de viver que lhe é imposta é recheada de momentos reflexivos e angustiantes, traçando então as vicissitudes e idiossincrasias do personagem principal da trama, conforme suas relações sociais são modificadas e sua personalidade é lapidada em silêncio, através de suas reflexões forçadamente introspectivas.
Bauby falece em 1997, dez dias após a publicação de seu livro. Esta obra não só simboliza uma história de superação, mas também nos leva a refletir quanto a forma como levamos nossas vidas.

O longa-metragem e a saúde

A obra de Schnabel tem como principal virtude a capacidade de nos integrar ao ponto de vista do paciente de forma precisa, rica em detalhes.

Relacionados

  • Redes Xamanicas Vers O Final
    158693 palavras | 635 páginas