Dialnet- Aplicacoes Da Teoria Dos Jogos Na Gestao Da Cadeia De Abastecimento

7087 palavras 29 páginas
Ayala Calvo, J.C. y grupo de investigación FEDRA

Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro

APLICAÇÕES DA TEORIA DOS JOGOS NA GESTÃO DA CADEIA DE
ABASTECIMENTO: REVISÃO DE LITERATURA

José Guilherme Guimarães Loureiro, Universidade da Beira Interior

ABSTRACT
A importância da gestão da cadeia de abastecimento emerge como resultado das rápidas mudanças e novos desafios do meio ambiente das empresas. Este trabalho considera que a teoria dos jogos pode fornecer uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da cadeia de abastecimento pela necessidade de relacionamento entre os diversos actores da cadeia de abastecimento.
A teoria dos jogos tem sido utilizada de uma forma crescente pelos académicos na análise dos problemas da cadeia de abastecimento. Os jogos são classificados como não cooperativos e cooperativos.
Apresentamos os conceitos mais importantes usados em jogos não-cooperativos e cooperativos e efectuamos uma análise dos vários tipos de jogos utilizados nos trabalhos de investigação de diversos autores sobre a cadeia de abastecimento. São analisados os equilíbrios resultantes.
Os equilíbrios de Nash e Stackelberg são os mais frequentemente utilizados nos jogos não-cooperativos e nos jogos cooperativos o pagamento lateral ou um tipo de pagamento lateral é o mais utilizado.
PALAVRAS-CHAVE: cadeia de abastecimento, jogos cooperativos e não-cooperativos.

1

INTRODUÇÃO

A teoria dos jogos tem servido de análise para situações que envolvem conflito e cooperação. Desde os anos de
1940 a teoria dos jogos tem sido aplicada em diversas áreas como a antropologia, biologia, economia, gestão, filosofia, política, desporto, leilões, arbitragens laborais e guerra. Após uma fase inicial em que o seu potencial de aplicação era manifesto, o seu interesse nas áreas de gestão e investigação operacional decresceu. No entanto, nas duas últimas décadas há um renovado interesse pelos académicos e utilizadores no estudo e

Relacionados

  • ANALISE GEOGRAFICA ERA DIGITAL
    60999 palavras | 244 páginas