Diagnose foliar em pastagens

Páginas: 11 (2747 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Diagnose Foliar em Culturas
Pastagens
1. Introdução
1.1 Importância das Pastagens
A produção de carne brasileira tem crescido acentuadamente, atingindo incremento de 71% no período de 1994 a 2006. No ano de 2006, o rebanho era de 205 milhões de cabeças, com abate de 44,4 milhões de cabeças, com produção de carne de 8,9 milhões de toneladas, com consumo per capita de 36,4 kg, com taxa deexportação de 25% gerando US$3,5 bilhões, sendo maior exportador de carne do mundo (ANUÁRIO BRASILEIRO DE PECUÁRIA, 2006). Assim, nota-se que existe potencial e uma expectativa de crescimento do negócio da carne bovina no Brasil e no mundo, reflexo da maior renda da população. Por outro lado, a rentabilidade dos pecuaristas tem diminuído (menor preço da carne e maior custo de produção), nos últimosanos, implicando na adoção de tecnologias de melhoria do animal e, especialmente, na produção de forragem.
A área de pastagem cultivada no Brasil, que apresenta melhor qualidade que as nativas, predominante, é do gênero da Brachiária, sendo 55% da B. decumbens, 21% da B. brizantha; 8% da B. humidícula, e, em seguida, o gênero é o Panicum, sendo 7% do P. maximum cv. Colonião comum, 4% do P. maximumcv. Tanzânia, Tobiatã, Mombaça, etc., 4% de outros (Andropogon, Hyparrheria, Melinis, Cynodon) (ZIMMER et al., 1998). E, no Brasil, cerca de 90% da carne bovina é produzida em sistemas em que a alimentação do rebanho está baseada exclusivamente em pastagens (ARRUDA, 1997). Apesar da vasta área de pastagem no Brasil, no entanto, elas estão atualmente degradadas. Neste contexto, a produtividadeanimal é muito baixa, trazendo taxas de retorno insuficientes e até prejuízos ao pecuarista. Assim, nota-se que é preciso incrementar a eficiência do sistema produtivo, para inverter a presente situação.

1.2 Importância da nutrição na produção e qualidade das pastagens
No cenário atual, a intensificação da pecuária é uma necessidade imperativa, sendo que a adubação de pastagens assume papel dedestaque nesse processo, uma vez que a ausência de fertilização leva á exploração extrativista das áreas de pastagens, resultando no empobrecimento dos solos e na degradação das pastagens. Manejo e adubações adequados possibilitam altas produções de forragem, com qualidade superior, gerando benefícios na produtividade animal (ANDRADE et al.,1996).
Pode-se afirmar que quanto melhor for a qualidade daforrageira, maiores ganhos de peso são obtidos por animal e menor oferta de forragem é necessária. Assim, o ponto crítico para se conseguir bom desempenho por animal constitui-se na determinação da oferta de forragem que não limite o consumo pelo animal.
1.3 Nutrientes nas pastagens
Segundo Munson & Nelson (1973), os fatores diretamente responsáveis por alterações na concentração dos nutrientesno tecido vegetal são: espécie e/ou variedade, condições do ambiente, tipo de tecido e idade, forma química do nutriente considerado, níveis de nutrientes e suas interações. Sendo assim, o conteúdo de minerais na planta depende de vários fatores, incluindo espécie forrageira, estádio e maturidade da planta, produção e manejo das forragens, estação do ano, tipo e fertilidade dos solos e condiçõesclimáticas.
Fósforo: é o nutriente mais importante para a formação de pastagem. Os fosfatos naturais reativos (de origem sedimentar) apresentam eficiência na fase de implantação, da ordem de 50%. Os fosfatos naturais s e os termofosfatos devem ser sempre aplicados a lanço e incorporados ao solo. Os solúveis podem ser aplicados a lanço ou em sulco.
Forrageira
P (g/kg)
Colonião
1-3
Tifton1,5-3
Brachiaria brizantha
0,8-3
Andropogon
1,1-3
Brachiaria decumbens
0,8-3
Tabela1. Teores de nutrientes adequados para algumas forrageiras, com base na matéria seca (Werner et al. 1996).
Potássio: Fonte obtida através do cloreto de potássio (KCl). Sua aplicação pode ser feita a lanço misturada com o fosfato, ou aplicada em cobertura 30 a 40 dias após a semeadura.
Forrageira
K...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AMOSTRAGEM PARA DIAGNOSE FOLIAR OUTRAS CULTURAS
  • diagnose
  • DIAGNOSE
  • Diagnose
  • Diagnose
  • diagnoses
  • Diagnose
  • diagnose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!