Diagno Stico Estrate Gico 5 Forc As Aeroporto

5206 palavras 21 páginas
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

MODELO DA ANÁLISE ESTRUTURAL DO SETOR (5 FORÇAS) e ANÁLISE FOFA

1A. Parte: ANÁLISE DO SETOR

1. Considerações Gerais

a) O grupo deve escolher um aeroporto brasileiro.
b) A análise é feita utilizando-se o Modelo das Cinco Forças de Michael Porter, através de planilhas que permitem a análise de cada força de mercado. Em cada planilha são apresentados vários quesitos relacionados a cada força que deverão ser analisados, discutidos e avaliados com conceitos de 1 a 5, conforme o julgamento do que for mais adequado ao setor escolhido, pelo grupo. Estas análises permitem um aprofundamento do conhecimento das peculiaridades do setor em análise, que é necessário para orientar futuramente a proposta de ações estratégicas para a empresa escolhida, a ser feita pelo grupo, conforme a proposta desse trabalho. Faça um único X para cada quesito analisado (em uma das cinco colunas de 1 a 5). O conceito 1 indica que o julgamento do grupo é mais próximo do que é apresentado no quesito à esquerda, conceito 5 indica que o julgamento do grupo é mais próximo do que é apresentado no quesito à direita, e os demais são intermediários.

c) A média de cada planilha indica o grau de atratividade/vulnerabilidade do setor, segundo cada uma das cinco forças analisada. A média (ponderada) é obtida fazendo as seguintes operações:

Multiplique a quantidade de X em cada coluna pela respectiva nota de conceito no alto da coluna e coloque na linha inferior
Some os resultados das cinco colunas
Divide este valor pelo número de itens de cada planilha

Observação: A atratividade/ vulnerabilidade do setor é indicada por:

a) Média 1 a 2 – Muito atrativo
b) Média 2 a 2,75 – Medianamente atrativo
c) Média 2,75 a 3,25 – Nem atrativo nem vulnerável (Neutro)
d) Média 3,25 a 4 – Medianamente vulnerável
e) Média 4 a 5 – Muito vulnerável

d) Imediatamente após analisar cada planilha, segundo cada força do setor, o grupo deve fazer suas

Relacionados

  • O FUTURO DA ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    78629 palavras | 315 páginas