Diabetes Melitus

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014



















UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO



APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS



CURSO: Farmácia
ALUNO: ******************************* – RA *********


Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 4º semestre, do curso deFarmácia da Universidade Paulista, com orientação dos professores do semestre.



SÃO PAULO – SP 2013
Índice

Índice ========================= 02
Resumo ========================= 03
Objetivo ========================= 04
Introdução ========================= 05
Diabetes/ Causas ========================= 06
Resistências/ Fatores de riscos ========================= 07Sintomas de Diabetes Tipo II ========================= 08
Tratamento do Diabetes tipo II ========================= 09
Antidiabéticos orais ========================= 09
Antidiabéticos orais ========================= 10
Antidiabéticos orais ========================= 11
Antidiabéticos orais ========================= 11
Tratamento oral combinado ========================= 12
Conclusão========================= 13
Referências bibliográficas ========================= 14









Resumo
O diabetes Melito do tipo II resulta de defeitos na secreção e ação da insulina. Ele está frequentemente associado à resistência à insulina, obesidade andróide, dislipidemia e hipertensão arterial, constituindo a síndrome metabólica. O tratamento atual visa diminuir a resistência àinsulina e melhorar a função da célula beta pancreática com dieta, exercícios, hipoglicemiantes orais, anti-hiperglicemiantes e/ou drogas anti-obesidade. Novas drogas no tratamento do Diabetes Melito estão surgindo, tornando possíveis múltiplas opções terapêuticas. A real causa do aparecimento do diabetes tipo II ainda é desconhecida, mas acredita-se que hereditariedade, envelhecimento e obesidadeestejam associados a ela, pois à medida que as pessoas vão envelhecendo, o pâncreas pode não funcionar adequadamente, como também as células podem se tornar incapazes de absorver o hormônio produzido por ele.


















Título: DIABETES MELITO



Subtítulo: DIABETES MELITO TIPO II E SEUS TRATAMENTOS.





Objetivos:

Neste trabalho irei fazer uma breve análisesobre Diabetes Melito Tipo II e Seus Tratamentos.













Introdução:

Um dos problemas com o qual um sistema de saúde se depara é o abandono ou o incorreto cumprimento dos tratamentos prescritos, por parte dos indivíduos com doença crônica, de que é exemplo o diabetes. A ausência de motivação e a não adesão ao tratamento constituem, provavelmente, as mais importantes causas deinsucesso das terapêuticas, conduzindo a disfunções no sistema de saúde e aumento da morbidade e da mortalidade. A literatura tem apontado que o indivíduo com diabetes tem dificuldade na adesão ao programa terapêutico (1) (controle metabólico, plano alimentar, atividade física e terapêutica medicamentosa). O diabetes caracteriza-se por ser uma das mais exigentes doenças crônicas, quer no nívelfísico, quer no psicológico. Viver com esta doença pressupõe a adoção de um estilo de vida ajustado à situação de saúde, exigindo uma alteração e integração nas atividades de vida diária e uma adesão terapêutica permanente e continuada no tempo, porque só assim se evitam as graves complicações decorrentes da doença (2).
Viver com uma doença crônica e incurável é viver num estado de incertezaconstante. O desafio do ajustamento a uma doença crônica é mais do que uma simples adaptação biofísica ao processo de doença, é uma experiência vivida que requer múltiplas adaptações onde o estado de incerteza é uma experiência profunda e pessoal (3). A incerteza é considerada um fator maior que afeta o ajustamento à doença, mas poucos trabalhos têm sido desenvolvidos no sentido de compreender os seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabetes melitus
  • DIABETES MELITUS
  • Diabetes melitus
  • Diabetes Melitus
  • DIABETES MELITUS
  • diabetes melitus
  • Diabetes melitus
  • Diabetes melitus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!