Dia Da Profiss O
Enfermagem (Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul)
Esta entrevista surge no âmbito do projeto “Dia da Profissão”, após ter estado um dia na Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul acompanhando as actividades realizadas, intervindo ativamente sempre que fui solicitada.
Questionário: 1- Com que idade começou a trabalhar?
- Com 22 (vinte e dois) anos, mas estive desempregada um ano.
2- Qual foi o seu primeiro emprego? - Foi como enfermeira na Misericórdia de São Pedro do Sul. 3- O que levou a escolher esta profissão? - O gosto pela área da saúde, a cima de tudo, o gosto de ajudar as pessoas quando mais precisam.
4- Como arranjou este emprego? - Concorri normalmente, vim à instituição mostrar a minha disponibilidade e deixei o meu currículo vitae. Posteriormente, fui chamada para a entrevista e fui selecionada.
5- Alguma vez pensou em trabalhar nesta profissão? - Sim. Sempre tive o gosto e ambição de trabalhar na área de saúde, mas preocupo-me, como enfermeira.
6- Tem gosto no que faz? - Sim, imenso gosto.
7- O que é mais difícil nesta profissão? - Sentirmo-nos impotentes, face a muitas situações clínicas mais reservadas e complicadas de determinados utentes.
8- O que lhe agrada mais? - Sentir que o meu esforço, o meu trabalho é valorizado e apreciado por muitos idosos.
9- Que dificuldade sente hoje em relação ao mundo de trabalho? - Sinto que cada vez mais, é difícil entrar no mundo de trabalho, o desemprego está a atingir cada vez mais os jovens e mesmo aqueles de escolaridade obrigatória e com licenciatura.
10- O que deseja para o futuro? - Continuar a exercer a minha profissão, seja no local atual, seja noutra instituição.
11- Há quantos anos trabalha nesta área? - Há três anos, com imenso orgulho.
12- O que pensa da atividade do “Dia da Profissão”?