dhdfh

297 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Economia
Disciplina: Ciências Políticas

De acordo com a teoria weberiana, explique os tipos puros de dominação legítima. Comente também sobre a estabilidade da dominação em cada tipo.

Para Marx Weber, existem três tipos de dominação: Legal, Tradicional e Carismática. Dominação Legal é exercida através de leis e estatutos, que podem ser criados e modificados, onde o dominado obedece a regras do dominante, de forma impessoal. Neste caso, o agente dominante, exerce autoridade legítima, agindo somente dentro dos limites estabelecidos previamente. De acordo com Weber, a burocracia representa a mais pura forma de dominação legal, se encaixando nesse quadro a dominação do Estado, dos municípios e das empresas capitalistas. A forma como a dominação legal está calcada, faz dela a forma de maior estabilidade.
Diferente da anterior, a Dominação Tradicional baseia-se no reconhecimento de uma autoridade, como uma santidade, uma autoridade patriarcal, um senhor. Aqui, segundo Weber, ocorre obediência pela fixação da tradição. Por não haver estatuto, o dominante age de forma arbitrária e a não obediência significa uma afronta ao reconhecimento legítimo da autoridade. Neste caso, a estabilidade é dada pela solidez do meio social e à dependência direta que a tradição tem com a consciência coletiva.
Relacionamentos sociais, amorosos e de amizade representam a forma de Dominação carismática. O reconhecimento legítimo por seu carisma permite ao líder o poder de mando, sem estabelecimento de regras. Desta forma, é estabelecida uma lealdade de tipo pessoal. Neste caso, a estabilidade depende de mudanças estruturais, tornando-se legal ou tradicional, em algumas de suas configurações básicas.

Relacionados