dgygygsygysgsygsygsygs

558 palavras 3 páginas
Objetivos:Produção de hidrogênio e sua utilização para determinar a massa molar do magnésio usado na reação.

Materias de uso geral

Lixa
Tesoura
Régua
Balança Analítica
Filme plástico
Béquer de 100 mL
Duas provetas de 50 mL
Fósforos
Termômetro
Barômetro

Materias por Grupo

Béquer de 300 mL (Berzélios)
Proveta de 100 mL
Pinça metálica
Haste universal
Garra
Béquer de 50 mL
Termômetro

Reagentes

Magnésio
Água destilada
Solução concentrada de ácido clorídrico

Procedimentos

Primeiramente, um pedaço de fita de magnésio de aproximadamente 10 cm foi cortado e lixado. A massa da fita foi medida com a balança analítica observando para que ela ficasse entre 0,06 e 0,08 g. O valor da massa foi registrado.
Colocou-se 20 ml de água destilada no béquer de Berzélios de 300 ml. A proveta de 100 mL foi enchida com água destilada e fechada com um pedaço de filme plástico evitando que houvesse a formação de bolhas. A proveta foi posta invertida dentro do béquer de 300 mL.
Utilizando uma pinça, retirou-se o filme plástico da proveta de modo que não houvesse formação de bolhas. A fita de magnésio foi enrolada de forme a caber na proveta. A proveta foi posta sobre ela de forma a evitar a formação de bolhas. Fixou-se a proveta com uma garra conforme a Figura 1.
Na capela, colocou-se 10 mL da solução concentrada de ácido clorídrico em um béquer de 50 mL contendo cerca de 10 mL de água destilada.
Colocou-se a solução do béquer contendo o HCl no béquer contendo a fita de magnésio. Um certo cuidado se teve para que todo o gás que foi formado fosse recolhido na proveta. Após o final da reação, o sistema foi deixado em repouso por 10 minutos. Anotou-se a pressão atmosférica e a temperatura da solução contida no béquer. A pressão de vapor de água na temperatura da solução contida no béquer foi verificada em uma tabela fornecida pelo professor. Anotou-se o valor o valor lido na tabela. Igualou-se o nível de líquido na proveta (movendo-a verticalmente)

Relacionados