Sociologia Durkiem

420 palavras 2 páginas
Atividade de Sociologia
1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Houve o capitalismo com a revolução urbana, a expansão comercial e o estimulo a pesquisa cientifica e tecnologia, a industrialização assim surgindo o desemprego.
2. O que o homem da ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência hoje?
Que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. Espero mudanças no aspecto de vida das pessoas e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida.
3. Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
A sociedade não evoluíam e as que existem hoje são as que melhor se adaptaram ao meio que vivemos.
4. De que maneira esse trecho expressa a descrença na religião e a crescente fé na ciência, às quais aludimos neste capítulo?
Com a esperança de construir um mundo mais livre ou mas justo, escolheram a ciência para poder ter uma qualidade de vida melhor com mais liberdade e assim deixaram de ir para a igreja.
5. Durkheim afirma:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”
Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
É a maneira de agir, pensar, sentir exteriores do indivíduo. Como as leis ou regras morais, formas de comportamento e forma de se vestir.
6. O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.
Normal, o crime não se observa apenas na maior parte da sociedade, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma sociedade onde não exista criminalidade, uma sociedade que

Relacionados

  • A importância do profissional da administração na sociedade contemporânea
    4127 palavras | 17 páginas
  • TRABALHO PROTIFOLIO
    3944 palavras | 16 páginas